Rádio Onda Viva

Emissão Online

Ana Paula Mateus vence mais um concurso literário

A poveira Ana Paula Mateus, professora na Escola Secundária Eça de Queirós, é a vencedora da 1ª edição do Concurso Literário “Álvaro Laborinho Lúcio”, anunciou hoje a Associação dos Antigos Estudantes da Universidade do Minho (AAEUM). Foi na UM que a docente se licenciou em Ensino de Português e Francês e titou um Maestrado em teoria da Literatura – variante de Literaturas Lusófonas – e uma Pós-Graduação em gestão de Biblioteca Escolares.

A AAEUM especifica que a poveira nascida em 1964 criou em 2007, o blogue “De profundis” e, passados dois anos, conquistou o 1º Prémio, na categoria “Docentes”, no concurso literário Dar Voz à Poesia, de âmbito nacional e abrangendo também os países lusófonos, com o poema Um Punhado de Palavras.

“Ana Paula Mateus foi cronista do jornal local “O Comércio da Póvoa de Varzim”, colaborou em várias coletâneas e antologias literárias e, para além da produção, dedica-se à revisão de textos literários. Em 2021, ganhou o 2.º prémio no concurso literário “Prémio Hernâni Cidade” promovido pela Câmara do Município de Redondo.A sua obra já publicada inclui:

Sete Estórias do Vento Salgado, 1º Prémio do Concurso Literário Fundação Dr. Luís Rainha / Correntes D’Escritas (2011).

O Guardião do Silêncio, 2015 (Poética Edições)

Toda a Água que Nos Une, 1º Prémio Concurso Literário Fundação Dr. Luís Rainha / Correntes D’Escritas (2019)”, acrescenta a mesma fonte.

O prémio da AAEUM é “uma iniciativa bienal que visa promover a escrita criativa junto de toda a comunidade da Universidade do Minho: ex-alunos, estudantes, docentes e funcionários”. O prémio é a publicação da obra de quem vencer, neste caso Ana Paula Mateus.

Para o próximo sábado está marcado para o Campus de Gualtar um encontro de antigos alunos da universidade com sede em Braga.

 

VianaCar

RECOMENDADAS

Login