Varzim multado por causa de comportamento de adeptos
- Detalhes
- Categoria: Notícias Regionais
- Publicado em terça-feira, 13 setembro 2022 09:30
- Escrito por: Ângelo Marques
O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol puniu o Varzim com o pagamento de uma multa por causa da invasão do terreno de jogo por parte de alguns adeptos aquando das celebrações do único golo na partida com o Anadia (imagem é um "frame" do Canal 11).
O órgão federativo teve em conta os relatórios do árbitro, policiamento e delegado ao jogo para concluir que se aplica neste caso o artigo que enquadra o “comportamento incorreto do público – violação de deveres relativos à prevenção da violência” tendo em conta que “alguns adeptos” varzinistas, à passagem do minuto 84, “saltaram da bancada, derrubando os painéis publicitários e juntaram-se aos jogadores nos festejos (zona envolvente ao terreno de jogo). Regressando de forma ordeira à bancada após a intervenção das forças de segurança”.
O Varzim no seu recurso justificou que se tratou de uma “expressão de festejos do golo, em nada contrária ao espírito desportivo e ao fair play, tendo sido a ânsia com a proximidade aos jogadores na zona envolvente ao terreno nos festejos (e não no terreno de jogo propriamente dito) e a aglomeração de adeptos em euforia que determinou a queda dos painéis publicitários e dos adeptos”.
O clube poveira refere que o “Gestor de Segurança e o OLA [Oficial de Ligação com os adeptos] do Varzim SC prontamente se deslocaram ao local, assim como os elementos da Força de Segurança, mas não foi necessária sequer qualquer intervenção porque os adeptos de forma ordeira regressaram logo aos seus lugares”.
Acrescenta o emblema alvinegro que no jogo os seus adeptos “tiveram um comportamento exemplar de apoio à equipa e de desportivismo, sem quaisquer conflitos ou comportamentos anti-desportivos, tendo a situação isolado sido expressão de contentamento, sem qualquer reflexo no decurso do jogo”, citei.
O Varzim pedia que não houvesse “qualquer punição”, mas o Conselho de Disciplina manteve a decisão de multar, mas valorando o facto de o clube ter confessado “integralmente e sem reservas” os factos descritos. Assim, o valor da multa foi atenuado, mas os excessos nos festejos vão custar aos cofres do clube 192 euros.
by WebFarol