Rádio Onda Viva

Emissão Online

Problemas na Praia da Lagoa analisados pelo executivo

O desaconselhamento a banhos que vigorou na Praia da Lagoa, na Póvoa de Varzim, durante dois dias em meados de agosto, foi tema de discussão na última reunião do executivo municipal. Recorde-se que, na altura, a Autoridade Marítima Nacional revelou que análises à qualidade da água indicaram valores microbiológicos acima dos parâmetros de referência. Ora, o Partido Socialista quis saber os motivos para esta situação ocorrer tradicionalmente nas últimas épocas balneares naquela zona.

O vereador João Trocado pediu uma explicação e esta foi dada por Aires Pereira. O autarca justificou o sucedido com a sobrelotação de uma bacia de retenção devido à chuva intensa na noite anterior ao dia da análise. “Esta justificação já foi dada, mas as pessoas preferem lançar a dúvida. Aquela linha de água atravessa muitos campos agrícolas que são adubados com matéria orgânica. Nós temos um dispositivo de segurança, uma caixa própria para bombar aquilo que é o caudal normal, mas nada resiste quando acontecem situações anormais de chuva”.

Depois de escutar o edil, face à importância turística daquele local e para preservar a saúde pública, João Trocado deixou um apelo. “Não queremos ocultar o que se passa e temos de resolver o problema. Apresentamos uma recomendação para que a bacia de retenção possa ser aumentada ao nível da capacidade, para reduzir a probabilidade de, havendo chuva a mais, ela não funcione e não possa bombear para o saneamento, evitando descarregar no mar. Esperamos que isto seja avaliado e o investimento feito”.

Aires Pereira admitiu que algo terá de ser feito dentro das condições existentes naquela zona para acabar com este problema recorrente, mas recordou que estes fenómenos multiplicaram-se pela costa portuguesa nas últimas semanas.

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

OP Automóveis

RECOMENDADAS

Login