Rádio Onda Viva

Emissão Online

Inquérito considera que morte de Berto Vareiro foi acidente de trabalho

A morte de José Alberto Novo Vareiro, enquanto trabalhava num barco de pesca na Irlanda, foi considerada um acidente de trabalho num inquérito judicial concluído na passada quarta-feira, revelou a presidente da Associação Portuguesa da Irlanda à Agência Lusa. O pescador de 53 anos, das Caxinas, morreu afogado após cair ao mar enquanto trabalhava a bordo do barco "Cú Na Mara" na manhã de 1 de julho de 2016.

Maria Manuela Silva está a prestar assistência à família da vítima e a decisão agora tomada poderá ajudar na argumentação de um caso cível que está previsto começar em janeiro para tentar obter uma indemnização.  O inquérito pretendeu apurar as circunstâncias da morte, já que esta não teve uma causa natural. "O armador reconheceu pela primeira vez que o barco tinha problemas porque meses depois do acidente foram feitas remodelações profundas para ficar mais seguro", disse a dirigente à Lusa.

O advogado que está a assistir a família recolheu testemunhos indicando que ‘Berto’ Vareiro, como era conhecido, não tinha colete salva-vidas nem capacete, como está previsto nas regras de segurança, tendo os pescadores a bordo, incluindo um irmão da vítima, sido convencidos pelo armador a dizer o contrário para facilitar a indemnização pelo seguro, algo que acabou por não suceder.

VianaCar

RECOMENDADAS

Login