Rádio Onda Viva

Emissão Online

IL considera que Taxa Turística vai penalizar economia local

A Iniciativa liberal da Póvoa de Varzim está contra a criação da Taxa Turística e defende que “não é com mais impostos que se dinamiza o turismo”. Num comunicado, o partido critica a intenção da autarquia de obrigar os turistas a pagarem 1,5 euros por noite num dos 11 empreendimentos turísticos e 294 Alojamentos Locais do concelho. O Núcleo Territorial poveiro, que tem António Teixeira como coordenador geral, lembra que o turismo “foi um dos setores mais afetados pela Pandemia” e destaca a queda existente no número de dormidas em 2020 e 2021 em comparação com 2019.

A Iniciativa liberal teme mesmo que o AL seja “o modelo mais impactado economicamente”, com a eventual necessidade de "aumentar os preços ou diminuir a margem de lucro para não perder competitividade relativamente a mercados de alojamento de concelhos vizinhos”. Como justificação para a não concordância com a medida, o partido sustenta que “os turistas consomem nos negócios do concelho, fomentando o emprego, o surgimento de mais empresas e mais dinâmica”, nomeadamente no alojamento temporário, que “é, desde tempos imemoriais, uma fonte de renda complementar importante para muitas famílias Poveiras”.

A Iniciativa Liberal considera que “a Taxa Turística é uma medida penalizadora para os investidores, agora que o mercado dá sinais de recuperação”, provocando “um novo encargo”. A nota enviada à Onda Viva sublinha que “é incompreensível que o setor, aparentemente, mais valorizado pela ação e comunicação do executivo, seja o mais penalizado pelo seu próprio sucesso sob o pretexto de utilização das verbas arrecadadas na dinamização do turismo”.

OP Automóveis

RECOMENDADAS

Login