Rádio Onda Viva

Emissão Online

Câmara reconhece poluição, mas não pode fazer nada. A não ser avisar....

A Câmara de Vila do Conde revela que a estação que mede a qualidade do ar, situada na rua Via Circular, em Mindelo, tem registado concentrações de ozono “acima dos valores médios”. A autarquia diz que tal tem acontecido "pontualmente" e deve-se às elevadas temperaturas, mas alerta : “os grupos de população particularmente vulneráveis a este tipo de poluição devem respeitar escrupulosamente os tratamentos médicos em curso ou recorrer a cuidados médicos em caso de agravamento de eventuais sintomas” . Em causa podem estar possíveis complicações “por crianças, idosos, asmáticos e indivíduos com problemas respiratórios”.

Este ozono troposférico não é emitido por qualquer fonte poluente, mas resulta da reação (potencia pelo calor) entre si de outras partículas de poluentes que já se encontram na atmosfera.

Devem por isso ser evitados fatores de risco como o fumo de tabaco e a utilização de produtos irritantes com solventes que, nestas circunstâncias, podem agravar o seu efeito e, por outro lado, os períodos de atividades de risco para os grupos de risco, devem ser feitas ao princípio da manhã ou final da tarde que são períodos em que a concentração de ozono é menor.

OP Automóveis

RECOMENDADAS

Login