Rádio Onda Viva

Emissão Online

Música, dança e gastronomia animam freguesia poveira

A partir de hoje, a freguesia de Rates dá início às Festas da Vila. As celebrações têm lugar no centro histórico e prometem três dias repletos de animação. Hoje, sexta-feira, a partir das 18h, decorre um desfile à moda antiga e encenação alusiva à Ordem Clunicense com a integração do grupo de Cantares do Linho e da Escola de Música de Rates. Logo depois haverá uma atuação por parte das crianças da Fundação do Centro Social, com início previsto para as 19h30. Mais tarde, o dia encerra com a apresentação da Tuna Académica de Contabilidade do Porto às 21h30 e da dupla Miguel & Mickael às 22h30.

Já no sábado, dia 20, o dia irá começar ao som da concertina com o Amigo Loureiro de Barcelos às 11h. Durante a tarde, começa às 15h uma encenação alusiva à Ordem Clunicense, seguida por um concerto musical pela Escola de Música de Rates às 16h. Além de uma degustação de petiscos às 17h, a tarde ainda conta com uma atuação das alunas da Casa Escola Agrícola Campo Verde às 17h30. No final do dia, o palco acolhe o 30.º Festival de Folclore de São Pedro de Rates, que conta com a presença de ranchos provenientes de Famalicão, Gaia, Figueira da Foz e da Galiza (Espanha).

No último dia, domingo, haverá um almoço ao meio-dia e as festas terminarão com a atuação do Grupo de Dança "In The Center" às 15h30 e por uma Desgarrada e Cantares ao Desafio com o Amigo Loureiro de Barcelos. Todos os dias pode contar com animação de rua e jogos tradicionais em permanência, além de comes e bebes nas várias tendas do evento, sendo de destacar a da Leicar com costeleta, bacalhau assado na brasa e frango à moda de Rates (por encomenda no domingo).

VianaCar

RECOMENDADAS

Login