Rádio Onda Viva

Emissão Online

Edil anuncia descida de 35% do preço da água em V.Conde

O preço da água pago pelos vilacondenses prepara-se para baixar 35% após ter sido fechado o acordo com a empresa concessionária INDAQUA. A descida, segundo a autarquia, abrange diretamente cerca de 90% dos utilizadores domésticos com consumos até 10m3, ou seja mais de 33 mil consumidores, segundo foi revelado esta manhã em conferência de imprensa. No encontro com os jornalistas foi dado um exemplo: um munícipe que pague atualmente 34 euros na fatura, passará a pagar 22 euros.

‘A obtenção deste excelente acordo é um grande dia e um momento histórico", disse Vítor Costa, recordando que tinha assumido o compromisso de tudo fazer para baixar um “encargo injusto” para os vilacondenses durante a campanha eleitoral que culminou com a sua eleição. As negociações começaram em outubro do ano passado e agora, passados 9 meses, o “difícil processo foi fechado formalmente”, embora ainda careça de aprovação pela Assembleia Municipal para poder entrar em vigor. O edil fez questão de frisar que “Vila do Conde deixará de ser o concelho com o preço da água mais elevado do país, assim como sairá do Top dos 30 concelhos onde esta despesa é das mais elevadas a nível nacional”.

Vítor Costa admitiu que este acordo, o quarto aditamento ao contrato inicial, só foi possível porque “a Câmara Municipal de Vila do Conde teve que assumir algumas responsabilidades e encargos”, mas destacou que houve “obviamente cedências mútuas, naturais de qualquer tipo de acordo”. A autarquia vai aceitar o prolongamento do contrato de exploração por mais 10 anos (até 2058), vai passar a pagar água utilizada na rega dos espaços verdes municipais e vai abdicar da renda mensal de 20 mil euros que recebia da concessionária.

VianaCar

RECOMENDADAS

Login