Rádio Onda Viva

Emissão Online

Há 156 anos nascia ilustre poveiro. E hoje há festa rija em escola

18 de maio, hoje passa 156 anos do nascimento, na Póvoa de Varzim, de Rocha Peixoto que, desde 23 de março de 1966, dá o nome à Biblioteca Municipal e a uma escola secundária. Filho de um médico de Arcos de Valdevez - Luís Rocha Peixoto -, que estava no hospital da misericórdia poveira, e de uma senhora de Vila do Conde - Constança Pereira da Costa Flores -,  António Augusto Rocha Peixoto foi o penúltimo de 12 filhos do casal. Nasceu numa casa situada na artéria que hoje também tem a sua denominação e que liga a rua Cidade do Porto à rua da Amadinha, ou seja a mesma do antigo quartel militar na cidade.

Rocha Peixoto foi naturalista, professor na Escola Industrial do Infante D. Henrique, etnólogo, antropólogo, escritor e jornalista. Dirigiu a Biblioteca Pública Municipal do Porto e foi uma figura de destaque no museu que é hoje é o Soares dos Reis, e ainda, na mesma cidade, na Academia Politécnica e no Ateneu Comercial.

E por causa disso, a quarta-feira a Escola Secundária Rocha Peixoto está em festa para celebrar o Dia do Patrono. São muitas as atividades de cidadania, desportivas, recreativas, musicais e até de dança, merecendo destaque, porque vai ser para toda a comunidade , na Praça Luís de Camões, na a sessão de encerramento, a atuação ao meio-dia e um quarto da academia RP Dancers    

VianaCar

RECOMENDADAS

Login