Rádio Onda Viva

Emissão Online

Literacia da população poveira evoluiu na última década

A Câmara da Póvoa de Varzim apresentou alguns dados relativos à literacia da população. São números positivos na última década, no entender da autarquia, que destaca a baixa taxa de abandono escolar (0,42% abaixo da média nacional), a diminuição do nível global de iliteracia (menos 28% de pessoas sem escolaridade mínima), a subida de 23% do número de licenciados e o crescimento de 31% no ensino secundário.

Estas estatísticas foram reveladas na sequência da tomada de posse do Conselho Municipal de Educação, que contou com a participação do edil Aires Pereira, do vice-presidente, Luís Diamantino, do líder da Assembleia Municipal, Afonso Pinhão Ferreira, e do Delegado Regional de Educação do Norte, Sérgio Afonso. Este fez questão de manifestar a “grande satisfação” pela forma como o Município colocou o novo modelo de descentralização em funcionamento e valorizou a resposta “assertiva e direta dos serviços municipais, não deixando que nada ficasse por fazer” ou faltasse às escolas nesta transição.

A este propósito, Aires Pereira reiterou a disponibilidade para manter “um espírito de colaboração” que permite garantir “um futuro melhor” da comunidade escolar num contexto socioeconómico complicado. O autarca sublinhou a importância da criação da Comissão de Acompanhamento, até porque “a descentralização está a ser feita com base num quadro de 2018 que, como se compreende, já não é o mesmo de agora”.

Clique para solicitar um orçamento

RECOMENDADAS

Login