Rádio Onda Viva

Emissão Online

Cientista poveiro recebe hoje bolsa de milhões. E outra já está garantida

O poveiro Vítor Cardoso (na imagem à esquerda) conquistou  duas bolsas de formação num valor superior a a sete milhões de euros o que o coloca, em termos e investimento, num dos principais patamares mundiais da investigação cientifica .Tal como já lhe contámos (recorde aqui), a maior fatia é de 5,3 milhões de euros e foi concedida pela fundação dinamarquesa Villum Fonden e visa a criação no Instituto Niels Bohr, em Copenhaga, um “local central para a física gravitacional na Europa” com equipamentos e profissionais escolhidos a dedo.

A fundação seleccionou dez candidatos entre 75 da elite mundial da ciência. O financiamento, válido para seis anos, vai ser hoje entregue esta quarta-feira e agora Vítor Cardoso vai dividir ainda mais o tempo entre Portugal e Dinamarca para ter a unidade de investigação pronta até ao final do ano.

Mas das última horas chega outra notícia semelhante: o cientista natural de Argivai obteve também uma outra bolsa, neste caso de dois milhões de euros concedidos pelo Conselho Europeu de Investigação (ERC) para que o cientista possa continuar a aprofundar o conhecimento da humanidade sobre os buracos negros no espaço. É já a terceira vez que tal acontece depois do apoio de um milhão de euros em 2010 e de  1,5 milhões em 2015. Só os “investigadores excepcionais de qualquer campo cientifico” é que podem ambicionar o financiamento do Conselho Europeu.

O físico poveiro, nascido em 1975, é doutourado pelo Instituto Superior Técnico onde é professor,  fez pós-doutoramentos nos Estados Unidos, nas Universidades de Mississipi e de Washington, e é e investigador no CENTRA _Centro de Astrofísica e Gravitação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Recorde-se que, em 2018, aquando das comemorações do Dia de Argivai o astrofísico foi homenageado na sua terra Natal pela Junta de Freguesia local (Póvoa de Varzim /Beiriz /Argivai) que, por sugestão de Augusto Moreira (na fotografia à direita), lhe concedeu a “Medalha de Mérito” (momento na imagem).

OP Automóveis

RECOMENDADAS

Login