Rádio Onda Viva

Emissão Online

Físico de Argivai conquista bolsa de 5,3 milhões

Um poveiro ganhou uma bolsa de 5,3 milhões de euros para dirigir e criar um grupo de investigação na área da gravitação no Instituto Niels Bohr. O anúncio foi feito pelo Instituto Superior Técnico, onde leciona o físico Vítor Cardoso. A bolsa, que será entregue em 27 de abril, é concedida pela fundação dinamarquesa Villum Fonden.

À Lusa, o docente e investigador do Centro de Astrofísica e Gravitação do IST, em Lisboa, disse que espera ter o grupo de investigação criado e instalado no fim de 2022, ano em que se celebra o centenário da atribuição do Prémio Nobel da Física ao dinamarquês Niels Bohr, que ajudou a estabelecer os alicerces da física quântica.

Apesar de assumir a direção do novo grupo de investigação da Universidade de Copenhaga, o físico natural de Argivai vai manter em paralelo a atividade de investigação e docência no IST, onde dirige o Departamento de Física. Vítor Cardoso é especialista no estudo de ondas gravitacionais e buracos negros e foi um dos dez investigadores premiados com uma bolsa que terá a duração de seis anos.

VianaCar

RECOMENDADAS

Login