Rádio Onda Viva

Emissão Online

Póvoa disponível para receber e ajudar refugiados ucranianos

A Câmara da Póvoa de Varzim já mostrou disponibilidade para ajudar e acolher refugiados da Ucrânia na sequência da invasão por parte da Rússia. Esta resposta à atual crise humanitária insere-se numa ação conjunta de 22 dos 39 Municípios da Galiza e do Norte de Portugal que compõem o Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular. Além da articulação direta com a Segurança Social e o Alto-Comissariado para as Migrações, a autarquia tem o Gabinete de Apoio ao I/Emigrante em contacto próximo com vários ucranianos cá residentes há vários anos e recebeu a indicação de que vários familiares estão nesta altura a caminho da Póvoa de Varzim para serem acolhidos nas suas residências.

Em virtude de serem esperadas muitas crianças, o vice-presidente do município assegurou que já existem conversas com as escolas para receber e integrar da melhor forma esses jovens, criando turmas especiais. Luís Diamantino confirmou também que várias instituições e entidades locais foram já contactadas para se perceber da possibilidade de apoiarem esse acolhimento e auxiliarem em questões de alojamento temporário, vestuário e alimentação, pelo menos numa primeira fase, antes da esperada criação de linhas de apoio por parte do Governo, nomeadamente ao nível da habitação, que continuem a situação transitória que vai ser preparada.

Este foi um tema que mereceu a total concordância dos vereadores eleitos pelo Partido Socialista. João Trocado e Ilda Cadilhe também mostraram preocupação em proporcionar as melhores condições possíveis aos cidadãos que estão a deixar tudo para trás em busca de segurança, tendo reiterado a importância de toda a sociedade civil contribuir para esta causa.

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

OP Automóveis

RECOMENDADAS

Login