Rádio Onda Viva

Emissão Online

Centro de Testagem à Covid-19 prolongado até ao fim do mês

O Município da Póvoa de Varzim decidiu manter aberto até final do mês o Centro de Testagem à Covid-19. Apesar de terminado o período de contenção imposto a nível nacional, o equipamento instalado no Centro Ocupacional da Lapa continua a ser mais um ponto de rastreio de acesso gratuito no concelho. O espaço tem sido muito procurado e realiza cerca de duas centenas de testes diários, mantendo-se a funcionar todos os dias entre as nove da manhã e as seis da tarde com exceção da interrupção para almoço entre a uma e as duas da tarde.

O teste é realizado por método de colheita de zaragatoa nasofaríngea, com indicação do resultado em apenas 15 minutos, mediante marcação prévia. O agendamento pode ser feito presencialmente, via online (aqui) ou com smartphone. O centro de testagem à COVID-19 começou a atividade há duas semanas e foi a forma encontrada pela autarquia para ajudar na deteção de novos casos, dando resposta à necessidade de aumento da capacidade de rastreio durante esta fase de aumento dos contágios.

Recorde-se que na última reunião do executivo o vereador socialista João Trocado defendeu que deveriam existir mais centros como este no concelho. A propósito, o edil Aires Pereira também referiu na altura que este tipo de testagem deveria ser estendido aos centros de saúde, deixando algumas críticas à inoperância das USF e do ministério da saúde nesta matéria.

Clique para solicitar um orçamento

RECOMENDADAS

Login