Rádio Onda Viva

Emissão Online

Testes gratuitos estão assegurados até ao próximo dia 10

O centro de testagem à COVID 19 promovido pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim entra hoje na segunda semana de atividade. Recorde-se que o equipamento surgiu através de um protocolo com a Associação Nacional de Municípios Portugueses e a Cruz Vermelha Portuguesa e está Instalado no Centro Ocupacional da Lapa. O investimento municipal é de 1000 euros por dia, segundo foi revelado na última reunião do executivo. O presidente Aires Pereira sublinha que esta foi a forma encontrada pela autarquia para ajudar na deteção de novos casos, dando resposta à necessidade de aumento da capacidade de rastreio durante estas semanas de contenção.

O espaço foi muito procurado na primeira semana e fez quase duas centenas de testes diários, estando aberto diariamente entre as nove da manhã e as cinco da tarde com exceção da interrupção para almoço entre a uma e as duas da tarde. Os testes são gratuitos mediante a apresentação de comprovativo de residência no concelho poveiro e a indicação do resultado surge passado um quarto de hora. O agendamento pode ser feito presencialmente, por telefone ou online (aqui), estando garantido o funcionamento até dia 10 deste mês, embora possa ser prolongado depois desta data, dependendo da revisão das medidas nacionais ou do agravamento da situação pandémica. 

Por isso mesmo, na opinião do vereador socialista João Trocado, deveriam haver mais centros como este no concelho. A propósito, o edil Aires Pereira entende que este tipo de testagem também deveria ser estendida aos centros de saúde, deixando algumas críticas inoperância das USF e do ministério da saúde nesta matéria.

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

VianaCar

RECOMENDADAS

Login