Rádio Onda Viva

Emissão Online

Autoridade avisa: ventania e ondas com 12 metros de altura

Atenção que a previsão do tempo para próximos dias, a começar pelo de hoje,  aparece associada diversos avisos. Por exemplo, a Autoridade Marítima Nacional diz que vai ocorrer um “agravamento das condições do mar e entre as 18h00 de hoje, 07 de dezembro, e as 06h00 de sexta-feira, 10 de dezembro, com ondas que poderão atingir os 12 metros”, uma altura superior a que alguns prédios. Além disso a ondulação será particamente consecutiva, entre 14 a 18 segundos de variação. São esperados “ventos com intensidade média superior a 74 Km/h, podendo ocorrer rajadas superiores a 120 Km/h, provenientes do quadrante Noroeste”. Perante isto, todas as cautelas serão poucas.

Muito por culpa da ondulação, o Instituto Português do Mar da Atmosfera lançou, para o distrito do Porto, uma aviso amarelo e que passará a laranja (ainda mais grave) para o período entre as 3 da manhã de logo o meio-dia de quinta-feira.     

Eis as recomendações da Autoridade Marítima Nacional:

- Reforçar a amarração e manter uma vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas;

- Evitar passeios junto ao mar, de onde se destacam os molhes de proteção dos portos;

- Evitar passeios junto à orla costeira, nas arribas e nas praias, bem como a prática de atividades lúdicas nas zonas expostas à agitação marítima;

- Desaconselha-se vivamente a pesca lúdica, em especial junto às falésias e zonas de arriba nas frentes costeiras atingidas pela rebentação das ondas, tendo sempre presente que nestas condições o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras.

À população em geral, relembramos que o mar nesta época do ano é um mar de Inverno, e como tal as praias e zonas de costa estão fortemente sujeitas aos efeitos da agitação marítima, podendo o mar chegar a zonas que aparentemente possam parecer seguras. É importante não se aproximar da água ou caminhar na areia molhada, não virar as costas ao mar e oferecer sempre uma distância de segurança em relação à linha de água, evitando ser surpreendido por uma onda.

RECOMENDADAS

Login