Rádio Onda Viva

Emissão Online

Testes gratuitos com certificado: Póvoa e V. Conde com poucos locais

Nenhuma farmácia em Vila do Conde e apenas uma na Póvoa de Varzim - a Marques Ramalho, situada na freguesia de Amorim – constam da lista disponibilizada pelo Serviço Nacional de Saúde de locais onde se podem fazer testes rápidos antigénio (TRAg) de uso profissional abrangidos pelo regime excecional e temporário de comparticipação. Ou seja, os testes gratuitos  (limitados a quatro por mês) com certificado que que, por causa das medidas impostas pelo Governo para tentar travar a dispersão da COVID 19, são necessários para garantir a entrada em eventos ou, por exemplo, em visitas nos hospitais ou lares. Volto a sublinhar: isto de acordo com a lista que o Serviço Nacional de Saúde, através do INFARMED – Autoridade Nacional de Saúde e do Medicamento- disponibilizada através da Internet.

Apesar de ser um processo dinâmico com entradas abertas às farmácias que queiram aderir, a escassez nos territórios poveiros e vila-condense é maior do que a verificada  nos concelhos em redor: Por exemplo em Barcelos há 13 (”A minha farmácia”, a “Avenida”, a “Confiança” (em Aborim), “Cunha”, “de Acorzelo”, “De Barcelinhos”, “De Vila Cova”, “Do Cruzeiro” (Carvalhal), “De Macieira” (Macieira de Rates), “De Perelhal”, De Manhente”, “Pinto Coelho”(Manhente), “Rosmaninho(Barqueiros),  em Esposende duas (“Gomes”, “Laguna” (Palmeira de Faro)) em Vila Nova de Famalicão seis (“Arnoso”,”Central”, Fradelos”, “Martins Ventura” (Lousado), “Ribeirão”)  na Trofa duas (“Nova” e “Trofense”) em Matosinhos nove: “Agudela” (Lavra), “De Matosinhos”, “Ferreira da Silva “ (Senhora da Hora) “Fonte Luminosa”, “Gramacho” (Leça da Palmeira), “Guifões”, “Leça do Balio”, “São Mamede” e “Cortes” ( estas duas últimas ambas em S. Mamede de Infesta). pode aceder à listagem oficial do SNS aqui. Ainda na semana passada numa informação da Câmara de Vila do Conde se verificava a ausência de qualquer farmácia no seu território, e adiantavam-se apenas quatro locais onde tais testes estavam disponíveis:

Na Santa Casa da Misericórdia (marcação prévia através do telemóvel 969 224 355 ou através dos seu site), na cidade, tal como no Laboratório Joaquim J. Nunes Oliveira (Dias úteis das 11h00 às 12h00, por ordem de chegada e mediante a apresentação de cartão de cidadão) e em duas freguesias, em Touguinhó no Hospital Senhor do Bonfim (Trofa Saúde, com Marcação prévia através do telefone 252097700) e em Labruge  (Laboratório Germano de Sousa Marcação prévia através do telefone 229284699).Curiosamente, desses quatro locais aparece apenas um na lista oficial do Serviço Nacional de Saúde para os laboratórios (aqui), tal como acontece na Póvoa – sendo aliás o mesmo, o Laboratório Joaquim Nunes Oliveira que faz colheitas em Aver-o-Mar entre as 13 e as 15 horas.

Resumindo,os tais testes gratuitos de uso profissional, na Póvoa, só são disponibilizados em dois locais – em Amorim numa farmácia - e num laboratório em Aver-o-Mar e mesmo assim com condicionantes de horário. Em Vila do Conde não há farmácias a fornecer tal serviço, mas há quatro locais – também sujeito a horário especifico ou a marcação prévio- dois na cidade e dois em freguesias- Labruge e Touguinhó. Esta era a situação na manhã de hoje, Mas tal como refere a Associação Nacional de Farnácias - as listas estão em “constante atualização”, sendo que atualmente incluem 654 farmácias e 171 laboratórios de Portugal Continental”,  Por outro lado, o Governo aumento de 10 para 15 euros a comparticipação às farmácias o que mereceu da presidente da associação, Manuela Pacheco, este comentário :“É com grande satisfação que a AFP vê o aumento da comparticipação destes testes, tendo em conta que se trata de uma medida que permite solucionar alguns constrangimentos sentidos pelas associadas e, assim, contribuir para o aumento da capacidade de resposta à população”. 

VianaCar

RECOMENDADAS

Login