Rádio Onda Viva

Emissão Online

Esposende: súmula das eleições

Em Esposende, o PSD conserva a liderança do concelho de Esposende com a reeleição de Benjamim Pereira como presidente da Câmara com 58,41% dos votos. Pelo terceiro mandato seguido, o autarca irá governar com maioria conseguindo seis elementos para o executivo municipal, enquanto o PS foi o segundo partido mais votado, com 19,06%, elegendo Luís Peixoto como vereador.A restante votação dispersou-se por CDS (9,48%), Chega (3,77%) e CDU (3,42%).

Nas freguesias o PSD venceu em todas as que concorreu – em Vila Chã os sociais-democratas não se apresentaram a eleições, aliás só foi a votos a lista independente que reelegeu Mário Boaventura, tal como em Gemeses - os "laranjas" não submeteram lista prórpia - em que triunfou a lista independente de Eduardo Oliveira Maia. De resto, as juntas vão ser lideradas pelas propostas do PSD: Manuel José Viana, na freguesia de Antas; Vitor Quintão, em Forjães; Manuel Martins de Abreu, em Belinho e Mar; Aurélio Neiva, em Esposende, Marinhas e Gandra; Mário Fernandes, em Palmeira de Faro e Curvos; Carlos Escrivães, em Fonte Boa e Rio Tinto, mas aqui sem maioria tal como na União Apúlia e Fão onde o PSD elegeu seis elementos entre os quais o presidente Valdemar Mota Faria, o movimento independente LIPAF garantiu cinco assentos e o PS dois.

Ainda sobre o escrutínio, em Barcelos o PSD retirou a Câmara ao PS e coloca na presidência Mário Constatino que vai governar com maioria absoluta – na vereação terá seis elementos contra cinco dos socialistas. Em Vila Nova de Famalicão, o novo presidente será Mário Passo que vai suceder a Paulo Cunha que não quis se recandidatar. A vitória social-democrata garantiu a eleição de sete elementos contra apenas quatro do PS             

OP Automóveis

RECOMENDADAS

Login