Rádio Onda Viva

Emissão Online

600 mil euros para recuperar monumento nacional

A parte poveira do Aqueduto de Santa Clara vai beneficiar de uma obra de reabilitação na sequência de um protocolo entre a autarquia e a Direção-Geral do Tesouro e Finanças, decorrente da aprovação da candidatura na área do Património Cultural no âmbito do Programa Operacional Regional NORTE 2020.

Na última reunião do executivo foi aprovada por unanimidade a abertura de um concurso público no valor de 600 mil euros para requalificar aquele património, classificado como Monumento Nacional e datado do século XVIII, que levava água de Terroso até ao Convento em Vila do Conde.

O presidente Aires Pereira assegura que a intervenção abrange uma extensão significativa, desde o limite do concelho, em Argivai, seguindo em direção a Beiriz. O objetivo é libertar o monumento de algumas construções, fazer a recuperação dos arcos, procedendo à limpeza e colocação de iluminação a partir do solo, assim como à recuperação da envolvente com a criação de áreas de lazer e descanso, com bancos públicos e espaços verdes.

Após a penúltima sessão deste mandato, o presidente da Câmara da Póvoa de Varzim aproveitou o momento para revelar que foi apresentado um voto de pesar pela recente morte de Jorge Sampaio, tendo Aires Pereira reconhecido o seu grande papel na luta pela preservação dos valores democráticos em Portugal e também recordado a vinda do então presidente da República à Póvoa de Varzim, em 1998, para inaugurar um conjunto de obras. 

 

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

  

 

Clique para solicitar um orçamento

RECOMENDADAS

Login