Rádio Onda Viva

Emissão Online

Nó na A7 em Balasar/Fradelos continua em estudo

O governo confirmou que está em fase de estudo a possível construção de um nó de acesso na A7 entre as freguesias de Fradelos (Famalicão) e Balasar (Póvoa de Varzim). Em resposta ao deputado famalicense Jorge Paulo Oliveira, do PSD, o gabinete do ministro Pedro Nuno Santos confirmou que o assunto está a ser discutido, não revelando, para já, datas para uma decisão. O Instituto da Mobilidade e dos Transportes está a realizar “uma análise preliminar de viabilidade, em termos do planeamento da rede rodoviária e em respeito pelas disposições do Estatuto das Estradas da Rede Rodoviária Nacional, bem como uma análise económico-financeira – custos de construção, operação e manutenção versus receitas de portagem – da criação do novo nó”.

Um estudo foi já elaborado pela Ascendi, conjuntamente com as Câmaras Municipais, prevendo a “instalação de uma praça de portagem, a poente da passagem superior da Estrada Municipal 506, no limite dos concelhos de Famalicão e Póvoa de Varzim”. A concessionária ficaria com o encargo da obra do nó na autoestrada, sem custos acrescidos para os utilizadores, cabendo às duas autarquias vizinhas suportar o arranjo das vias de acesso. Recorde-se que a construção de um nó da A7 na fronteira dos dois concelhos é defendida há bastantes anos. Este acesso ajudará a escoar o trânsito, facilitará o acesso ao futuro santuário da Beata Alexandrina e potenciará a atividade empresarial nas freguesias de Fradelos (Famalicão), Balasar, S. Pedro de Rates (Póvoa de Varzim) e Macieira de Rates (Barcelos).

Recentemente os Presidentes das Câmaras Municipais de Famalicão e da Póvoa de Varzim afirmaram que já existe um acordo com a concessionária da autoestrada, havendo disponibilidade financeira por parte das duas autarquias para financiar as obras. No entanto, a construção deste acesso continua a depender da “luz verde” do governo.

VianaCar

RECOMENDADAS

Login