Rádio Onda Viva

Emissão Online

Camisola: 300 encomendadas, preço fixado e centro formador para breve

Já há mais de 300 encomendas para a produção de camisolas poveiras junto dos artesãos locais. O número foi dado pelo presidente Aires Pereira, que pediu compreensão para a demora que possa haver na satisfação de todos esses pedidos que estão a chegar de várias partes do mundo. O edil lembrou que “cada camisola original demora 50 horas a ser feita e que não será alterado nem adulterado o método tradicional de execução, que será validado mediante etiqueta própria e respeitando uma tradição com cerca de 150 anos. Ou seja, não haverá produção industrial para satisfazer a procura”. A autarquia aproveitou a última reunião do executivo para fixar os preços de venda das camisolas poveiras, que podem ser adquiridas, por exemplo, no Turismo, entre os 84 e os 99 euros, em função do tamanho, revertendo a totalidade da verba para os artesãos.

Um dos próximos passos a dar é a criação de Centro de Interpretação e Formação da Camisola Poveira, que ficará instalado no edifício do Centro Coordenador de Transportes, numa parceria com o IEFP para ministrar os cursos que terão ao apoio do Grupo dos Amigos do Museu, atuais produtores da emblemática peça do artesanato local, além da colaboração da Junta de Freguesia.

O mediatismo adquirido nas últimas semanas pela Camisola Poveira foi apreciado positivamente pela vereação socialista. O porta-voz Miguel Fernandes sublinhou que “há males que vêm por bem” e que este produto local sairá deste processo bastante valorizado.

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

  

Clique para solicitar um orçamento

RECOMENDADAS

Login