Rádio Onda Viva

Emissão Online

Foco de poluição na Estela em vias de resolução

A Estela Golf – Atividades Desportivas e Turísticas, S.A. foi notificada pela Agência Portuguesa do Ambiente para recolher os sacos de ráfia espalhados ao longo de quase dois quilómetros no areal da praia em frente às instalações desportivas.
O caso foi inicialmente tornado público por alguns cidadãos indignados no passado dia 2 e posteriormente pelo Partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) da Póvoa de Varzim, que denunciou o foco de poluição causado pela degradação de centenas de sacos de protecção dunar do campo de golfe, assim como alertou para o perigo de centenas de pregos espalhados no local.
A Administração da Região Hidrográfica do Norte indicou ainda que os sacos em mau estado deveriam também ser retirados numa ação que visa igualmente garantir a segurança da navegação local.
A empresa atuou em conformidade e coordenação com as autoridades competentes, tendo recolhido os sacos que estavam soltos. O responsável Jorge Quintas lembrou que a solução técnica de proteção da propriedade contra o ataque do mar já existe há mais de três anos e foi devidamente autorizada pela APA, sendo assente na colocação de estacas de madeira e sacos de areia para suster a erosão e evitar a derrocada do relvado. Uma solução que também acaba por proteger os terrenos agrícolas que estão a nascente, numa cota inferior.
A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim está a acompanhar este caso e assegurou que todas as intervenções foram devidamente licenciadas, tendo como principal preocupação garantir a salvaguarda do campo de jogo e, sobretudo, dos terrenos agrícolas da zona que estão numa cota inferior à do mar. Recorde-se que este campo de golfe na Estela foi construído há mais de 30 anos, junto à praia local, por compensação à concessão da zona de jogo da Póvoa de Varzim.


Clique para solicitar um orçamento

RECOMENDADAS

Login