Rádio Onda Viva

Emissão Online

Varzim volta aos lugares de descida. Confira os motivos...

Mesmo sem jogar o Varzim voltou a cair nos lugares perigosos da 2.º Liga. É que ontem a  equipa B do FC do Porto muniu-se de quatro elementos da formação principal - Carraça, Sarr, Romário Baró e Evanilson - e ao intervalo já estava a vencer por 3-0 na casa do Mafra que sofreu ainda mais um golo, aos 87’, por Rodrigo Conceição, o “homem do jogo” não só pelo golo que marcou, mas também pelas assistências que executou além do restante desempenho. Com a vitória, os azuis e brancos entregaram o último lugar à Oliveirense e deram um pulo na classificação se bem que o posicionamento dos clubes não seja nesta altura algo de consensual na imprensa desta manhã. A Liga que é a organizadora e , como tal deve ser a fonte mias fiável, coloca na tabela (imagem da direita) o Varzim no penúltimo lugar, também com 24 pontos, ou seja em lugar de descida e atrás dos dragões e do Vilafranquense. Já a  Federação Portuguesa de Futebol (fotografia da esquerda) põe os varzinistas à frente do FC do Porto e dos ribatejanos, por essa ordem.

A consulta do regulamento da Liga tira, no entanto, todas as dúvidas. Lá está escrito que “para estabelecimento da classificação dos clubes em cada jornada serão aplicáveis, para efeitos de desempate", os critérios previstos num artigo que começa por referir, como elemento diferenciador, "o número de pontos alcançados pelos clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram". Só que o Vilafranquense x Varzim só se realiza a 2 de maio e, por causa disso, tem de se avançar para o critério imediatamente a seguir que, no cálculo das classificações das jornadas,  é “a maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos clubes nos jogos realizados em toda a competição”. E aqui é que as coisas estão piores para o Varzim, já que os poveiros concretizaram apenas 18 e sofreram 31 tem um saldo negativo de 13 golos, o Vilafranquense apontou 24 e recebeu 34, ou seja o prato da balança também não é positivo, mas por 10 tentos, enquanto o FC do Porto B viu entrar 38 vezes a bola, mas foi trinta e duas vezes eficaz, ou seja neste critério é o melhor dos três (-6), seguindo-se o Vilafranquense.E é este o critério que é utilizado nesta fase. Nesta fase, sublinhe-se (tal como coloca o jornal O Jogo - ver aqui - e o Record - aqui). Se o Varzim já tivesse realizado a partida em no Ribatejo aí entrava, como primeiro factor de decisão, o número de pontos alcançados entre os três e recordo que o Varzim venceu os azuis e brancos em casa e fora e fora, e empatou na Póvoa com o Vilafranquense (falta o embate fora). O FC Porto B tem uma vitória e uma igualdade frente ao Vilafranquense.

Da jornada da 2.ª Liga, há ainda que ter em conta que a Académica refere que protestou o jogo que terminou 0-0 em Coimbra frente ao Vilafranquense por alegada utilização irregular de um jogador ribatejano. Realce também para mais uma "chicotada psicológica" – a saída de Filipe Rocha do Feirense – a fase positiva do Vizela que venceu 4-0 na casa do Leixões e já é o segundo classificado, mas já a 11 pontos do líder Estoril.   

VianaCar

RECOMENDADAS

Login