Rádio Onda Viva

Emissão Online

Governo e Câmara preparam-se para levar cópia da Camisola aos tribunais

Tudo aponta para que a cópia da Camisola Poveira chegue mesmo aos tribunais. O Município da Póvoa de Varzim “decidiu aceder à vontade expressa pelo Estado Português de dar, a partir de agora, o devido seguimento judicial ao caso, por forma a salvaguardar, em nome da comunidade poveira, a valorização, proteção e preservação do património imaterial nacional”. A autarquia e representantes de Tory Burch estiveram a negociar, mas não houve acordo na totalidade das soluções apontadas pela Câmara. Entre as cláusulas propostas estavam o “estabelecimento de contacto direto entre a empresa e os artesãos que se dedicam à confeção da Camisola Poveira para a promoção de iniciativas conjuntas no futuro”; “a produção de qualquer item com inspirações na cultura poveira que Tory Burch pretenda comercializar de futuro deve ser obrigatoriamente feito na Póvoa”; o “financiamento da criação de um centro de formação de artesanato dedicado à profissionalização da confeção da Camisola Poveira; entre outros.

Recorde-se que a empresa até “reconheceu a gravidade do episódio e lamentou o sucedido”, mas “a reparação dos danos causados por este ato irrefletido e indevido de apropriação cultural” ficou aquém do pretendido, tendo Aires Pereira defendido que “um pedido de desculpas não é suficiente” e que deveria ser acompanhado de “uma justa reparação” à comunidade poveira, em particular aos artesãos locais: “É um ‘remendo’ curto para o que aconteceu. Parece-me que estavam a ganhar tempo para verem se a pressão baixava, mas agora com o envolvimento do Estado tudo muda de figura. Não podem pensar que com uma ‘esmola’ resolvem os danos gerados. Isto não pode ficar por aqui e não é apenas a questão desta camisola, que é um símbolo da Póvoa de Varzim. É o facto da utilização abusiva de algo que é nosso, que faz parte da cultura e identidade nacional. Felizmente que as redes sociais, que tantas vezes se unem em torno de não questões, conseguiram, desta vez, unir-se e agir na defesa de algo que nos toca a todos”.

É nesse sentido que o Governo, através do Ministério da Cultura liderado por Graça Fonseca, assegura que “fará o que estiver ao seu alcance para que quem já reconheceu publicamente o seu erro não se demita das suas responsabilidades e corrija a injustiça cometida, compensando a comunidade poveira.” Refira-se, entretanto, que a marca americana já deixou de ter disponível para venda online a peça que motivou toda a polémica.
 VianaCar

RECOMENDADAS

Login