Rádio Onda Viva

Emissão Online

Onda de indignação com usurpação de peça artesanal poveira

A famosa camisola poveira ganhou nos últimos dias um grande mediatismo graças a uma marca internacional de vestuário. A estilista Tory Burch está a vender na internet a tradicional peça de artesanato da Póvoa de Varzim - atualmente em processo de certificação e já com mais de 150 anos de história – por 695 euros, sensivelmente dez vezes mais que o custo habitual de uma original, tricotada em lã da Serra da Estrela e bordada a ponto de cruz à mão. O mais grave é que o produto foi apresentado como uma nova criação com inspiração mexicana, omitindo a ligação poveira, apesar de manter os típicos motivos marítimos e até a coroa da monarquia portuguesa ao centro.

Depois de alertada para o que estava a suceder, a Junta de Freguesia liderada por Ricardo Silva protestou há cerca de um mês contra esta tentativa de usurpação de património cultural poveiro e entrou em contacto com os responsáveis, mas ainda não obteve qualquer resposta. No entanto, a camisola já mudou de nome no site em que estava a ser vendida e perdeu a inspiração ‘Baja Sweater’, mas continua no catálogo sem qualquer referência à origem. Esta situação levou à invasão de milhares de portugueses no site e redes sociais da empresa com comentários de forte indignação.

Descontente com o caso que atinge a identidade local, a Câmara Municipal também decidiu avançar com uma ação judicial contra a empresa e exigir o reconhecimento da propriedade intelectual.

VianaCar

RECOMENDADAS

Login