Rádio Onda Viva

Emissão Online

Porta a porta chega aos prédios em Abril e modelo PAYT surgirá em 2022

Está a correr bem e a registar “boa adesão” a primeira fase da recolha porta a porta em 600 moradias mais a sul na vila de Aver-o-Mar. Num primeiro balanço, Aires Pereira destaca “a excelente recetividade” ao projeto que está a ajudar a Câmara a conseguir a diminuição global dos resíduos indiferenciados depois do que já vinha sucedendo na cidade.

O edil aproveitou a última reunião do executivo para anunciar que em abril será também implementado este sistema nos edifícios em propriedade horizontal. Haverá um cartão de acesso reservado ao contentor que ficará na via pública. O objetivo é aumentar a recolha de resíduos recicláveis para valorização na central de triagem e também de resíduos orgânicos para compostagem na central de valorização energética.

O grande propósito da autarquia é adotar, já a partir de 2022, o modelo PAYT (Pay as you Throw), um tarifário que desagrega do consumo da água a produção de resíduos e vai levar à diminuição da fatura pois cada consumidor pagará em função da quantidade de material indiferenciado ou reciclável que deixar no contentor. 

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

  

 

Clique para solicitar um orçamento

RECOMENDADAS

Login