Rádio Onda Viva

Emissão Online

Transmissão inédita mas sem garantia de voltar a repetir-se

A sessão ordinária da Assembleia Municipal da Póvoa de Varzim realizada ontem à noite foi histórica. Pela primeira vez decorreu em sistema de videoconferência com todos os deputados nos respetivos domicílios. Apenas o autarca Aires Pereira e os elementos da da mesa, liderada por Afonso Pinhão Ferreira, estiveram no salão nobre dos Paços do Concelho, palco habitual das sessões. Outra novidade foi a transmissão em direto através do canal de Youtube da Câmara, o que permitiu que algumas dezenas de munícipes interessados pudessem assistir desde casa aos temas que foram debatidos pelos elementos das seis forças políticas representadas: PSD, PS, CDS, CDU, PAN e BE.

Esta transmissão online, imposta pelo período de confinamento que estamos a viver devido ao estado de emergência, motivou várias intervenções de satisfação e agrado por parte dos deputados da oposição, que reiteraram o desejo e até a proposta (via PS) de assim continuar no futuro, mesmo com o regresso das sessões presenciais, algo que não foi, no entanto, acolhido pela maioria social-democrata. No final, o presidente Aires Pereira desejou o rápido regresso às reuniões normais e defendeu que a transmissão online deve ser novamente avaliada no próximo mandato autárquico. 

Refira-se que todos os pontos da ordem de trabalhos foram aprovados por unanimidade e sem grande discussão. Num dos casos, a Assembleia Municipal aprovou a celebração de um contrato-programa com a Varzim Lazer que define um apoio até 900 mil euros, “destinado a manter todos os postos de trabalho e a garantir que o devido pagamento salarial dos mesmos não é afetado”. Foi ainda aprovada a reprogramação do Plano Plurianual de Investimentos de 2021 e da repartição de encargos decorrentes do contrato da remodelação e ampliação da Escola das Machuqueiras em Laundos. Apenas a votação da proposta de composição do júri dos procedimentos concursais para provimento de cargos de chefe de divisão municipal ficou adiada para o final da tarde desta sexta-feira devido à necessidade de os deputados se dirigirem ao edifício da autarquia para concretizarem o voto secreto.

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

  Clique para solicitar um orçamento

RECOMENDADAS

Login