Rádio Onda Viva

Emissão Online

Mais uma grande adesão nas dádivas de sangue

O apelo feito nas redes sociais e nos noticiários da Onda Viva, por exemplo, foi um sucesso. O presidente da Associação Humanitária dos Dadores de Sangue da Póvoa de Varzim admite que a adesão às duas últimas recolhas ultrapassou todas as expetativas.

No passado dia 21, a previsão seria de 60 dadores e acabaram por aparecer mais de 200, tendo a maioria ido embora sem poder ajudar. Ontem, a previsão aumentou para 120 e foi novamente superada, sendo que normalmente se esperariam cerca de 40/50 dadores, disse Vítor Costa. Por estes dias, são muitas as pessoas que se dirigem à associação para colaborar pela primeira vez. A grande maioria afirma que pretende continuar a contribuir, caso de Hélder Rosa. 

Segundo o presidente, este foi o mês com maior adesão desde que se encontra na Associação devido, reconhece, à maior disponibilidade das pessoas e aos apelos já mencionados. Só em janeiro foram realizadas 7 recolhas no total, 4 na cidade (sede) e 3 nas freguesias (Aguçadoura, Aver-o-Mar e Estela). Apesar da chuva, as filas foram bem visíveis nas ruas. Dadores habituais, com Conceição Rabaldo, referem o tempo de espera como sendo uma novidade e fruto da solidariedade dos cidadãos.

Quem não conseguiu efetuar a doação, tem nova oportunidade para o fazer no próximo mês, a começar já com a segunda-feira que vem, dia 1, sendo as seguintes a 10, 18 e 23, na sede, ou a 21, em Amorim. 

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

  

VianaCar

RECOMENDADAS

Login