Rádio Onda Viva

Emissão Online

Câmara anuncia Hospitais Senhor do Bonfim quase prontos

Os Hospitais Senhor do Bonfim  estão em fase de conclusão, anuncia a Câmara de Vila do Conde, cuja presidente, Elisa Ferraz, acompanhou  o empresário Manule Agonia que conduziu o secretário de Estado da Saúde numa  uma visita ( na sexta-feira passa) ao mega empreendimento que está a  ser efetuado em Touguinhó, Vila do Conde. O complexo é formado por 8 edifícios autónomos, e  irá dispor de modernas instalações  nas áreas de prestação de serviços especializados e específicos, no âmbito da geriatria, neurologia, psiquiatria e pediatria. Para além destas valências, proporcionará também respostas imediatas na generalidade das especialidades médico-cirúrgicas e dos exames complementares, bem como nos serviços de urgência, intervenções cirúrgicas e ambulatório central. A deslocação do secretário de Estado  Manuel Ferreira Teixeira serviu, segundo a autarquia vila-condense,  “para verificar os trabalhos de conclusão deste modelar complexo hospitalar”.  Em declarações á Onda Viva porém Elisa Ferraz não arrisca, porém,  uma data concreta - e o projeto, recorde-se, já conheceu derrapagens de prazos.

Os Hospitais Senhor do Bonfim,  representam  um investimento superior a 96 milhões de euros. Foram  considerados  pelo Governo com um PIN-Projeto de Interesse Nacional, o único até hoje na área da saúde. Segundo a câmara de Vila do Conde “prevê-se que diariamente ali permaneçam mais de duas mil pessoas, entre as internadas, as que ali vão para consultas e o pessoal médico, de enfermagem e indiferenciado, pelo que existirão diversos serviços de apoio”. Elisa Ferraz aproveitou a para transmitir ao secretário de Estado a sua preocupação quanto à necessidade de definir o papel que os Hospitais Senhor do Bonfim poderão ter na prestação de cuidados de saúde à população. Elisa Ferraz diz que enquanto autarca pugna pelo Serviço Nacional de Saúde  e está vigilante quanto à questão do  da continuidade de funcionamento do Centro Hospitalar Póvoa/Vila do Conde com as valência de que dispõe - e até com eventual aumento de especialidades como,  foi prometido em anterior reunião.

O  eventual encerramento de valências no centro hospitalar da Póvoa de Varzim /Vila do Conde voltou à ordem o dia  recentemente através do Conselho Metropolitano do Porto,  que solicitou ao governo a não aplicação na  prática  da portaria de abril deste ano,  que abre a porta ao hipotético fecho de valências em 6 hospitais.  No caso do Centro Hospitalar local está em risco o serviço de Obstetrícia. Segundo a referida  portaria, as diferentes instituições hospitalares e as respetivas administrações regionais de saúde devem tornar operacional esta lei até 31 de dezembro do próximo ano. Mas Elisa Ferraz espera que portaria caia por terra.

RECOMENDADAS

Login