Rádio Onda Viva

Emissão Online

Galaicofolia em Esposende durante 3 dias

A abertura dos portões da Aldeia Galaica será feita às 18h00 do dia 25 de julho, sexta-feira. O evento tem entrada livre e promete tornar memorável o primeiro dia deste evento cultural, de lazer e entretenimento, promovido pela Câmara Municipal de Esposende e que vai animar, entre sexta-feira e domingo, aquele que é um dos maiores ex-libris do património arqueológico de Esposende e da região Norte. O cartaz musical do evento conta com nomes de referência da música folk, nomeadamente o grupo nacional “MU” e o grupo galego “Birimbao”, que sobem ao palco na sexta-feira, dia 25 de julho. Ainda no primeiro dia desta viagem no tempo, haverá momentos de danças galaicas com o grupo “Ás do saber”, músicas galaicas com “Gaiteirus” e o espetáculo Ritual do Fogo com “Jugling Fire”. No Sábado, o segundo dia do evento, as portas abrem-se às 11h30, sendo possível ao longo deste dia assistir à performance do grupo “Curinga” com música galaica, a recriações históricas, a sessões de demonstração de voo de aves de rapina, terminando a noite com os concertos dos grupos “Guezos” e “Melech Mechaya”.

O último dia da Galaicofolia começa às 9h30 com “Trilhos Galaicos-BTT” e conta também com peças de teatro, performances itinerantes, música e dança galaica, acabando com os concertos dos grupos “Tanira” e “Allan Bique”. Todos os dias terminarão com a “Queimada galaica” , um ritual realizado na festa ao deus Dagda, onde se preparava uma poção mágica num caldeirão com bebidas fortes e frutos doces. A novidade desta edição é a Ceia Galaica, servida em todas as noites do evento. Este banquete dos tempos romanos contará com lauto repasto onde poderá degustar entradas, sopa, ceia, sobremesa, bebida e digestivo pelo preço de 15 denários por pessoa. Para partcipar na mesma é necessária uma reserva antecipada, que poderá ser feita na Câmara Municipal de Esposende, no Centro de Informação Turística ou no Centro Interpretativo de S. Lourenço.

Oficinas, gastronomia de época, espaço infantl, mercado romano, curral, ambiências e recriações históricas são algumas das áreas que prometem transportar os visitantes ao passado, recordando o modus vivendi do povo castrejo. A organização convida todos a estarem presentes neste evento que tem crescido a cada ano que passa e que disponibiliza parque de estacionamento e autocarros gratuitos de Esposende para o local da festa. No site da Galaicofolia (www.galaicofolia.com) tem todas as indicações de como chegar ao local.

RECOMENDADAS

Login