Rádio Onda Viva

Emissão Online

Estão 'confirmados 10 casos´ de pessoas infetadas em V. do Conde e Póvoa de Varzim

São “dados oficiais” provenientes da Delegação de Saúde de Vila do Conde e Póvoa de Varzim, (reportando-se até à noite de sexta-feira, dia 20 de março),  que foram transmitidos publicamente por Elisa Ferraz, presidente da Câmara de Vila do Conde: nos dois concelhos estão "confirmados 10 casos" de pessoas infetadas com o novo coronavírus, “a que acrescem 15 suspeitos a serem investigados e 103 pessoas em vigilância ativa, considerando os contactos de alto risco que mantiveram.” 

A autarca anunciou ainda o “Programa Estamos Aqui”, consistindo este numa “diversidade de prestação de serviços a nível psicológico, disponibilização de bens essenciais, alimentares e de saúde e a criação de uma plataforma específica de uma rede de voluntários no concelho”. “Desde já convido todos os envolvidos em dinâmicas e iniciativas já existentes neste âmbito que se associem a nós de modo a que possamos desenvolver uma resposta concelhia concertada”, afirmou a autarca.. Os vilacondenses podem “entre as 9h e as 20h aceder pelo telefone 252 248 400 a este programa de apoio “permanente e efetivo a todos”. Elisa Ferraz apela “a toda a comunidade, particulares, empresas, restaurantes com take away e instituições que se associem” a este pacote de medidas. “A partir desta segunda-feira”, garante Elisa Ferraz que a Câmara Municipal que dirige “está em condições” de arrancar com este programa.

A autarca sublinha que, “ desde o início do mês”, o executivo municipal tem “desenvolvido um trabalho empenhado na busca constante de alternativas para a resolução de um problema para o qual, em consciência, nenhum de nós tem soluções". Elisa Ferraz recorda, e sublinha, que foi  “em tempo oportuno”, que a edilidade resolveu “proceder ao encerramento de todos os equipamentos municipais - desportivos, lúdicos ou culturais “,  e que foram também "cancelados todos os atendimentos presenciais nos espaços municipais.”

Prosseguindo no comunicado enviado às redações, Elisa Ferraz relembra “que foi “cancelada a realização de feiras, procedeu-se encerramento das esplanadas” e foram “reduzidos os horários dos mercados municipais”. A presidente de câmara salienta que “todas as medidas preventivas foram tomadas em perfeita articulação com as mais diversas autoridades e entidades , sempre no sentido de evitar o aglomerado de pessoas, minimizando-se assim o risco de contágio”.

A edil detalha que reuniu “com todos os presidentes de Junta do Concelho”, que esteve em articulação “com os parceiros da rede social concelhia, criando uma dinâmica de intervenção mais adequada ao momento”; e promete dar “celeridade ao pagamento dos apoios e subsídios a todas as juntas de freguesia e a uma grande parte das associações, com particular relevância para as de caráter social, as IPSS´s e as Conferências Vicentinas, proporcionando assim mais e melhores condições para que, de imediato, possam fazer face a compromissos junto das comunidades que servem”.

A líder do município reforça que que na última reunião de Câmara, na presença dos vereadores da NAU, do PS e da coligação PSD-CDS, “ foi manifestada a total disponibilidade de colaboração entre todas as forças políticas, repudiando-se qualquer aproveitamento político feito em torno deste assunto”.

 

Clique para solicitar um orçamento

RECOMENDADAS

Login