Rádio Onda Viva

Emissão Online

Cuidados a ter com o lixo, alerta a Lipor

A Lipor – Sistema Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto lançou, esta sexta-feira, um alerta sobre os procedimentos que devem ser seguidos com os sacos do lixo. A empresa e os municípios associados (Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde) pedem à população que passe a cumprir novas regras em dois cenários.

Se não estiver infetado ou não possuir pessoas em vigilância, deve passar a colocar as luvas, máscaras e lenços de papel sempre no contentor no lixo comum e não nos locais para reciclagem. Luvas, máscaras e lenços de papel porque, de resto, a separação de outros resíduos deve continuar a ser feita como até aqui.

Mas, atenção, caso esteja infetado, tenha pessoas infetadas ou em vigilância por ser um caso suspeito então há três novos comportamentos que deve mesmo seguir. Primeiro: todos os resíduos produzidos devem ser colocados em sacos de lixo resistentes e descartáveis, com enchimento até 2/3 (dois terços) da sua capacidade, ou seja, não encher totalmente os sacos, é o sublinhado que a Lipor faz. Outra norma nova: os sacos devidamente fechados devem ser colocados dentro de outro saco, devidamente fechado, e esse conjunto colocado no contentor do lixo comum. Finalmente, este passo também é essencial, nunca deixe um saco no chão. Se o contentor de lixo comum estiver cheio coloque noutro também do mesmo género ou aguarde quando o primeiro estiver disponível.

Tudo isto são medidas que podem ser essenciais para diminuir o risco de propagação de contágio do coronavírus e a Lipor garante que ela, empresa, e os municípios “tudo farão para garantir o melhor serviço agradecendo a melhor compreensão para eventuais adaptações que possam ocorrer”.

Clique para solicitar um orçamento

RECOMENDADAS

Login