Rádio Onda Viva

Emissão Online

Misericórdia da Póvoa preocupada com o apoio à Paramiloidose

A Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Varzim quer implementar um novo modelo de apoio a quem tem a doença dos pezinhos. O Dia Nacional da Luta Contra a Paramiloidose foi celebrado pela instituição que há 30 anos apoia quem padece desta enfermidade.

Em recente entrevista à Rádio Onda Viva, o provedor Virgílio Ferreira fez o ponto de situação. “Há uns anos nós cessamos o internamento no Centro da Paramiloidose porque o número de pessoa que disso necessitava era muito baixo. Isto foi logo a seguir aos transplantes hepáticos e as pessoas passaram a ter condições de viver na sua habitação com apoio diverso da saúde.  Entretanto, tivemos e temos um acordo com a segurança social, que não entende bem que este se deva manter e nós estamos a estudar uma reconversão do acordo, ou seja o modo como vamos apoiar essas pessoas. Mas o problema não desapareceu. Ao fim de 20 anos de transplante muitas pessoas têm agora um retrocesso na qualidade de vida e portanto é preciso dar-lhes apoio a nível clínico e social. Portanto este misto de apoio deve ser encarado como uma solução para o futuro. Nós continuamos a apoiar os paramilódoticos e temos duas camas só nossas que não estão contratualizadas com nenhuma entidade e que estão permanentemente ocupadas por quem precisa de apoio. A família também precisa de descanso pois tratar de pessoas com limitações físicas é complicado e provoca a exaustão. Se necessário remodelar o nosso tipo de apoio no sentido de continuar a apoiar os doentes”.

A efeméride foi assinalada com a habitual deposição de uma coroa de flores junto ao busto do médico Corino Andrade, em frente ao Hospital da Póvoa de Varzim, tendo depois o salão nobre da instituição acolhido a sessão solene.

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

  Clique para solicitar um orçamento

RECOMENDADAS

Login