Rádio Onda Viva

Emissão Online

Dia da Cidade também prestou outras homenagens

O fim de semana foi intenso no que diz respeito às celebrações do Dia da Cidade. Do programa festivo fizeram parte diversos momentos altos, alguns dos quais já lhe demos conta, mas outros houve que também marcaram a data de forma especial. Merecem destaque os mais de 100 funcionários da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim que foram homenageados pelos mais de 25 anos de trabalho e dedicação à autarquia, uma tradição perdida na última década, mas que o presidente Aires Pereira entendeu retomar. O autarca destacou o papel dos funcionários no "acontecer da cidade todos os dias. Por mais capazes que sejam os autarcas, nada é possível fazer sem os funcionários do Município. A vossa e a nossa é uma missão de 24 horas. A importância não é relativa. Todos importam. Tenho a obrigação de ser um Presidente da Câmara Municipal feliz porque o menor problema que tenho é o funcionamento interno da casa", sublinhou o edil com o orgulho patente na equipa que lidera.

Também a remodelação do Mercado Municipal foi oficialmente inaugurada numa cerimónia que foi revestida de particular emoção uma vez que José de Azevedo, figura incontornável da cultura poveira, foi homenageado pelo Município. Na presença da família e amigos do jornalista e escritor, Aires Pereira que José de Azevedo "está no coração de todos os poveiros pelo seu serviço em prol da cultura da cidade" e que, também por este motivo, entendeu dedicar as obras de requalificação do Mercado ao autarca que presidia a Câmara quando foi decidida a construção daquele espaço. "Entendi que o edifício precisava tornar-se mais moderno, mais adaptado à realidade desta zona. A obra iniciou-se há muito tempo, com intervenções faseadas nos seus vários pisos, sempre com o objetivo de não alterar a vida dos poveiros que gostam de ir ao Mercado todos os dias e dos comerciantes deste espaço. O edifício foi projetado, nos anos 80, pelo arquiteto Campos Matos e desta feita, teve o cunho de Rui Bianchi". Aires Pereira sublinhou, elogiando, que todo o trabalho foi efetuado "com prata da casa, desde a arquitetura, às especialidades, à fiscalização". "Vamos continuar a investir no Mercado. As próximas intervenções serão na cobertura e a construção de um parque de estacionamento subterrâneo para 120 automóveis e consequente arranjo no jardim da Praça Marquês de Pombal. As pessoas que fizerem compras no Mercado terão direito a estacionar gratuitamente neste parque de forma a dinamizarmos a cidade e incentivarmos a vida daqueles que dependem deste espaço".

Outra das iniciativas foi a apresentação das reedições especiais de O Poveiro (1932) e a Epopeia dos Humildes  (1952) de António dos Santos Graça. O evento decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho e, além dos representantes da autarquia, contou com a presença de familiares do ilustre poveiro autor dessas duas importantes obras sobre a comunidade piscatória local. O momento serviu para Aires Pereira revelar que irá ser cumprindo, “finalmente, um desejo antigo dos poveiros: termos uma estátua do Santos Graça, que vos convido a inaugurar, no próximo dia 7 de setembro, na Avenida com o seu nome. Essa escultura, criada pelo Nando, que nos deixou há poucos meses, permitirá cumprir uma dívida da Póvoa para com o fundador do nosso Museu e do Rancho Poveiro, além das muitas associações que integrou e que também presidiu a esta autarquia”.

Finalmente, realce para a inauguração da Instalação da Viatura Chaimite na Avenida 25 de Abril. O presidente da câmara e o Coronel Armando José Rei Soares Ferreira, Comandante da Escola dos Serviços, assinaram um protocolo de cedência da viatura que não só marca a presença militar de mais de 100 anos na Póvoa como também relembra uma data histórica para os portugueses numa artéria com essa referência. A propósito, Aires Pereira aproveitou o momento para relembrar que nos próximos dias será aberto o concurso para a finalização dessa Avenida, também conhecida como Via B, uma obra que permitir a ligação ao extremo norte do concelho e que deverá custar cerca de 4 milhões de euros.

Clique para solicitar um orçamento

RECOMENDADAS

Login