Rádio Onda Viva

.

Emissão Online

Calor e vento elevam risco de incêndios até terça

Nos próximos dias é esperado tempo seco com condições favoráveis à eventual ocorrência de incêndios rurais. De acordo com o IPMA, desde este sábado até á próxima terça-feira de amanhã, perspetiva-se “uma expressiva alteração do quadro meteorológico, o qual se deve prolongar até terça-feira (dia 14)”, caracterizado por “uma subida da temperatura máxima e intensificação da corrente de leste, em particular no domingo”. Assim, espera-se: subida gradual da temperatura máxima, “com valores de temperatura acima do habitual para esta época do ano”, (30 a 35 ºC) Vento do quadrante Leste, soprando por vezes forte (até 45 km/h) a partir deste domingo, dia 12. Este cenário meteorológico irá traduzir-se “num aumento dos índices de risco de incêndio, entre amanhã e terça-feira, com condições favoráveis à rápida propagação de incêndios”.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) recorda que, “de acordo com as disposições legais em vigor, para os locais onde o índice de risco temporal de incêndio seja superior ao nível elevado, está proibida a realização de queimadas”.

Para os locais onde o índice de risco temporal de incêndio seja superior ao nível muito elevado , não é permitido:  realização de fogueiras; utilização de equipamentos de queima e de combustão; queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração, o  lançamento de balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes A ANEPC recomenda “a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente através da adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, na utilização do fogo em espaços rurais, observando as restrições em vigor e tomando especial atenção à evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, disponível junto dos sítios da internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e do IPMA, junto dos Gabinetes Técnicos Florestais das Câmaras Municipais e dos Corpos de Bombeiros”.

Clique para solicitar um orçamento

RECOMENDADAS

Login