Rádio Onda Viva

Emissão Online

Grupo ajuda familiares de alcoólicos

Hoje assinala-se o Dia Nacional dos Alcoólicos Anónimos e através de um inquérito sabe-se que o consumo de álcool está a agravar-se nas pessoas com idade superior a 40 anos, embora também se note um consumo cada vez mais precoce por parte dos adolescentes. Os pedidos de ajuda de doentes e pessoas próximas têm vindo a registar um aumento, estimando-se que a situação venha a piorar.

O alcoolismo é um flagelo que contamina todo o ambiente familiar e para fazer face a esta problemática existe uma entidade que trabalha com familiares e amigos de pessoas alcoólicas. Chama-se Associação de Serviços Gerais de Grupos Familiares AL – ANON de Portugal e a Norte tem um grupo que reúne em Valbom e procura ajudar as pessoas mais próximas dos alcoólicos. A responsável pelo Espaço das Famílias da Junta de Freguesia de Vila do Conde, enfermeira Mónica Macedo, realçou o papel importante do trabalho desenvolvido por essa associação.

A Rádio Onda Viva ouviu também António, de 68 anos, com um historial de mais de 50 de bebida. Fazia-o “possessivamente” e isso teve “consequências muito más”, reconheceu. António só via no horizonte de vida a bebida, mas tudo mudou com o ingresso nos Alcoólicos Anónimos da Póvoa de Varzim, há quase 13 anos. 

As declarações podem ser ouvidas clicando na edição local da tarde.

RECOMENDADAS

Login