Rádio Onda Viva

Emissão Online

CDU teme ilegalidade no Parque Industrial de Laundos

CDU teme ilegalidade no Parque Industrial de LaundosO Ministério Público poderá ser chamado pela CDU para aferir da legalidade de um ponto que deu uma polémica acesa e longa na sessão de ontem na assembleia municipal da Póvoa de Varzim. O caso foi tão apimentado que, por exemplo, o CDS não se quis comprometer com uma posição e os seus elementos abandonaram a sala no momento da votação. Já os eleitos da CDU e os do PS votaram contra, enquanto o PSD, com a sua maioria, fez passar o documento sem qualquer alteração, como chegou a ser proposto pelo presidente da Câmara.

Em causa está a alteração do regulamento do Parque Industrial de Laundos que permite às empresas aumentarem os lotes, comprando pequenas áreas com as quais confrontam. Alguns dos termos das vendas dos espaços pela Câmara foram definidos na proposta enviada à assembleia, só que a maneira como um ponto foi escrito levantou muitas dúvidas ao comunista José Rui Ferreira, que teme que a alteração ao regulamento elimine obrigações aos proprietários dos lotes. A dúvida do eleito do CDU encontrou eco junto do PS e o porta-voz da bancada socialista, João Trocado da Costa, quis adiar a discussão . O CDS saiu da sala na votação, também desconfiado pela recusa da maioria em adiar a discussão, admite Pedro Guimarães. Do lado da Câmara, o presidente Aires Pereira diz que até aceitava a eliminação do ponto que levantou tanta celeuma, mas houve uma altura em que teve de ser tomada uma decisão.

Refira-se ainda que, segundo os elementos do PS e da CDU, muitas das áreas em causa até já estão ocupadas pelas empresas que são visadas pela alteração do regulamento que, assim, se transforma numa medida para legalizar situações existentes. Algo que Aires Pereira recusa. O presidente diz que ocupações nas áreas que agora são acrescentadas têm de obedecer a um processo de licenciamento normal.

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

   

RECOMENDADAS

Login