Rádio Onda Viva

Emissão Online

Confusão na Leicarcoop por causa de decisão judicial

Confusão na Leicarcoop por causa de decisão judicialEsta segunda-feira foi agitada nas instalações da Leicarcoop, em São Pedro de Rates. Centenas de produtores de leite foram até lá protestar contra a decisão do Tribunal da Póvoa de Varzim de dar razão à anterior direção na questão da propriedade do armazém, da sede e dos equipamentos de recolha, tratamento e distribuição.

O ex-presidente da cooperativa, José Oliveira, viu a justiça aceitar uma das sete providências cautelares que apresentou desde que foi destituído numa assembleia-geral em meados do ano passado. Na altura, não aceitou a forma como o processo foi conduzido e sempre insistiu que tinha a razão do lado dele.

O atual presidente, Rui Sousa, teme que esta situação provoque a inviabilização do Processo Especial de Revitalização homologado pelo Tribunal de Santo Tirso e a negociação dos créditos dos fornecedores e produtores. O dirigente, em gestão desde Agosto de 2016, receia mesmo pelo futuro da Leicarcoop e pelas eventuais consequências sociais para a região. Após a aprovação do PER, a nova equipa diretiva começou a tentar saldar as dívidas avaliadas em mais de seis milhões de euros e conseguiu ganhar confiança no mercado. Os produtores da Leicarcoop decididaram subscrever um documento em que não aceitam entregar leite à cooperativa se os anteriores elementos da Direção voltarem a assumir os cargos.

RECOMENDADAS

Login