Domingo há manifestação contra a agregação de freguesias
- Detalhes
- Categoria: Notícias Regionais
- Publicado em sexta-feira, 06 janeiro 2017 17:58
Vai haver protesto público, no fim-de-semana, em Fão, Esposende. Contestação contra a junção imposta com a freguesia da Apúlia e que terá o ponto alto, no domingo, às duas e meia da tarde, quando, no jardim do Cortinhal, se celebrar a passagem dos 41 anos da elevação de Fão à categoria de Vila.
O presidente da Junta, Luís Peixoto, diz que o momento vai ser aproveitado para marcar o descontentamento de uma população que, pede o autarca, deve vestir-se de uma determinada forma. O protesto já vem de 2013 e há pouco tempo ganhou novo alento para Fão voltar a levantar a voz. Luís Peixoto diz que a junção Fão e Apúlia não faz sentido, por vários motivos.
Como pano de fundo estão então as comemorações dos 41 anos da elevação ao estatuto de vila, algo que no entender do presidente da Junta, só fez justiça a uma realidade com mais de um século.
A verdade é que a festa começa já neste sábado com o sorteio dos cabazes de natal a quem fez as compras no comércio tradicional da vila e de Apúlia. Quem assistir ao sorteio, às três da tarde, na Casa do povo de Apúlia arrisca-se a ganhar também um cabaz semelhante. Os festejos prosseguem, no domingo, com provas desportivas e, à tarde, realiza-se então a manifestação contra a agregação das duas freguesias.
As declarações podem ser ouvidas na edição local da tarde
by WebFarol