Rádio Onda Viva

Emissão Online

Centro Educativo de Santa Clara reabre em 2017

Centro Educativo de Santa Clara reabre em 2017O Ministério da Justiça quer reabrir o Centro Educativo de Santa Clara, em Vila do Conde, já em 2017. O Centro, recorde-se, foi inaugurado em 2010 e fechado em 2014, depois de uma enorme polémica com a entidade gestora, a espanhola União Meridianos. Agora, o Ministério de Francisca Van Dunem quer encerrar o Centro Educativo do Mondego, localizado na Guarda, e abrir o de Vila do Conde com gestão pública e duas residências - uma para raparigas, outra para rapazes -, num total de 24 vagas.

A presidente da Câmara de Vila do Conde, Elisa Ferraz, soube por “portas travessas”, mas vai, agora, reunir com Francisca Van Dunem, em Janeiro, para apurar mais pormenores.

À Onda Viva, o O Ministério da Justiça diz que – e passo a citar - “pretende reabrir o Centro Educativo de Santa Clara. Está revisto que a reabertura deste centro ocorra em simultâneo com o encerramento do Centro Educativo do Mondego”. O Minist+erio justifica o reajustamento com o “desfasamento entre a localização do Centro do Mondego e as áreas de residência da maioria dos jovens internados”.

Em todo o país, há 198 vagas, distribuídas por seis centros, localizados na Grande Lisboa, Coimbra, Porto e Guarda. Atualmente estão internados 145 menores. A maioria por crimes de roubo, furto, ofensas à integridade física, ameaças e coação. 72% têm mais de 15 anos. Na Guarda estão, atualmente, 16 menores, num espaço que tem 34 vagas.

O Centro Educativo vila-condense foi construído de raiz e inaugurado em 2010 depois de mais de dois milhões de euros investidos. Durante quatro anos, foi gerido numa parceria com a União Meridianos, que saiu, em 2014, a reclamar dívidas no Estado superiores a meio milhão de euros. Agora, vai reabrir. Ainda não há data, mas o Ministério diz que será, com certeza, em 2017.

Notícias relacionadas:

- Custou milhões ao Estado e vai continuar fechado

- Câmara exige solução para o Centro Educativo de Santa Clara

As declarações podem ser ouvidas na edição local da tarde.

RECOMENDADAS

Login