Rádio Onda Viva

Emissão Online

11 mil diabéticos na Póvoa e em Vila do Conde

Hoje é Dia Mundial da Diabetes. Em Portugal, temos cerca de um  milhão de diabéticos, 55 mil novos casos por ano, 160 por dia. No Agrupamento de Centros de Saúde Póvoa de Varzim/Vila do Conde, em 142 mil inscritos, há 11 mil diabéticos. No país e no mundo, os números não param de aumentar. E por isso mesmo, há que conhecer as formas da doença e saber como preveni-la, como explica o enfermeiro Amaro Silva, que integra a Unidade Coordenadora Funcional da Diabetes, instalada no ACES Póvoa de Varzim/Vila do Conde.

E, afinal, qual é o tratamento para a diabetes de tipo 2 que atinge 90% dos diabéticos? Muito sapato, pouco prato. Por outras palavras muito exercício físico, cuidados redobrados na alimentação: menos sal, menos gorduras, mais fruta e mais legumes, distribuídos em seis refeições por dia.

No ACES Póvoa de Varzim/Vila do Conde a Unidade Coordenadora Funcional da Diabetes é presidida pela médica Maria José Campos, que explica o funcionamento da unidade, que agrega profissionais de várias áreas.

Nos dois concelhos, o número de diabéticos já é elevado e a doença tende a surgir cada vez mais cedo e até em idades muito precoces, adultos jovens já com elevados índices de massa corporal ou mesmo obesos. A mistura é explosiva e deve preocupar a todos.

Ainda a este propósito, dizer-lhe que esta noite o edifício dos paços do concelho ficará iluminado de azul para assinalar o Dia Mundial da Diabetes, que, este ano, tem como lema "Olhos na Diabetes", e, assim, alertar para as complicações que a doença pode trazer, nomeadamente ao nível da visão, onde frequentemente podem levar à cegueira.

As declarações podem ser ouvidas na edição local da tarde.

     

RECOMENDADAS

Login