Rádio Onda Viva

Emissão Online

De tabu a mainstream: a evolução das sex shops e a sua importância na sociedade moderna

A discussão pública em torno do sexo e do bem-estar sexual tem vindo a atravessar uma transformação substancial nos últimos anos.

O papel desempenhado pelas sex shops na sociedade moderna (algo que só muito recentemente deixou de ser um assunto “proibido”, um tabu) reflete a evolução de mentalidades previamente conservadoras, o que permite uma abordagem mais aberta à forma como entendemos a nossa própria sexualidade.

Origens: um olhar mais próximo sobre o estigma

Em termos históricos, as sex shops sempre foram encaradas com preconceito; habitualmente sediadas em ruelas mal iluminadas, estas lojas simplesmente não tinham como igualar a recetividade das sex shops online que conhecemos atualmente.

Aliás, o próprio conceito de comprar brinquedos sexuais encontrava-se constantemente envolto em vergonha e secretismo.

  • A ascensão da educação sexual

À medida que os níveis de consciencialização e instrução da sociedade foram aumentando, também a discussão em torno do sexo e da sexualidade começou a ser outra.

A criação de programas didáticos passou a destacar práticas sexuais seguras e a incentivar a abertura de diálogo, concomitantemente reduzindo o estigma associado à exploração sexual.

A revolução digital: um catalisador para a mudança

O advento da Internet acabou por desempenhar um papel preponderante na reformulação da perceção social das sex shops, sendo que as lojas online vieram contribuir para a criação de plataformas discretas e acessíveis a indivíduos com vontade de explorar os seus desejos, sem necessidade de estarem sujeitos ao olhar reprovador de terceiros.

  • Pesquisa anónima

As sex shops online oferecem privacidade e anonimato, permitindo aos seus clientes pesquisar e comprar brinquedos sexuais sem temor de serem julgados por outrem.

Este mesmo anonimato já abriu portas para que muitos indivíduos pudessem confortavelmente explorar a sua sexualidade.

  • Uma plataforma didática

A grande maioria das sex shops online proporciona conteúdos educativos, a par dos artigos para venda, facultando, desta forma, toda a informação necessária aos respetivos consumidores.

Esta abordagem destaca-se pela normalização (não confundir com banalização) da discussão em torno da sexualidade, preenchendo, assim, quaisquer lacunas que impeçam a compreensão detalhada deste aspeto, que nos é inerente.

Tendências modernas: aceitação e celebração da sexualidade

Atualmente, as sex shops já não se encontram relegadas para becos escondidos, simbolizando, por outro lado, a liberdade e o empoderamento sexuais.

  • Foco no bem-estar

As sex shops modernas sublinham a importância do bem-estar sexual, focando-se em produtos de qualidade que aumentem o prazer e promovam relações sexuais saudáveis.

  • Ofertas inclusivas

O alargamento da seleção de produtos abrange todos os géneros e orientações sexuais, o que reflete uma atitude mais inclusiva para com a sexualidade.

Impacto social

A transfiguração das sex shops de tabu para algo de mais convencional registou impactos significativos relativamente à forma como a sociedade encara e interage com a sexualidade.

  • Alteração de mentalidades

A normalização da presença das sex shops na sociedade reflete uma atitude muito mais aberta no que concerne a expressão sexual individual e coletiva; o vocábulo “sexo” já não tem de ser sussurrado, sendo, pelo contrário, reconhecido e celebrado como parte daquilo que é ser humano.

  • Apoio à saúde sexual

Ao garantirem o acesso a brinquedos sexuais e recursos educativos de qualidade, as sex shops são como que um suporte para a saúde e o bem-estar sexuais, promovendo práticas seguras e incentivando cada um de nós a interagir com a nossa própria sexualidade de um modo saudável e inteiramente informado. 

Desafios a ultrapassar e caminhos a percorrer

Embora se tenham já registado alterações significativas rumo à abertura da sociedade relativamente a este tema, o percurso a efetuar não está completamente livre de obstáculos – a desinformação e o preconceito integram círculos viciosos, pelo que é necessário fazer um esforço permanente em nome de uma visão respeitável e equilibrada sobre a sexualidade.

Em conclusão

A evolução daquilo que as sex shops representam no seio da sociedade moderna atesta o quão necessário é promover a mudança de mentalidades em direção à abertura da discussão em torno da sexualidade.

De estabelecimentos comerciais cortinados pelo secretismo e pelo estigma a plataformas educativas vivazes online, as sex shops simbolizam a alteração significativa das normas sociais de que necessitávamos para podermos encarar e interagir com a nossa sexualidade livremente.

Quer se trate da discrição proporcionada por uma sexshop online, quer da oferta inclusiva disponibilizada pelas lojas físicas, a verdade é que a sexshop moderna é como um farol para os empoderamento e bem-estar sexuais.

A viagem do tabu à normalização é mais do que uma tendência comercial – é uma mudança cultural que ressoa a abertura de uma sociedade mais instruída que está disponível para acolher tanto as complexidades, como as alegrias e os prazeres inerentes à sexualidade humana.

 

Fptp: Klugzy Wugzy/Unsplash

Pesquisar

Login