Rádio Onda Viva

Emissão Online

EDP pode deixar de explorar rede elétrica na Póvoa

EDP pode deixar de explorar rede elétrica na PóvoaO presidente da Câmara da Póvoa, Aires Pereira, já o tinha anunciado: a autarquia está a estudar a possibilidade de ser, ela própria, a explorar a rede elétrica no concelho, um serviço até agora prestado pela EDP. Na última Assembleia Municipal, o edil deixou a promessa: ainda durante este mês deverão estar concluídos os estudos que a Câmara encomendou sobre o assunto e, nessa altura, será convocada uma Assembleia Municipal extraordinária só para discutir o tema, que poderá ser determinante para o futuro da Póvoa e que deverá ter, considera, “um consenso alargado”.

Conforme a Onda Viva já lhe contou, a empresa fornecedora de eletricidade está a reclamar em tribunal 12 milhões de euros, supostamente devidos pela Câmara relativos a faturas de energia por pagar. A autarquia contesta a avaliação do património – a rede em si – que, propriedade do município, foi entregue à concessionária e entende que nada deve. O impasse mantém-se há 30 anos. Agora, Aires Pereira diz que prorrogar a concessão à EDP, ainda que por conta da suposta dívida, pode não ser o melhor negócio para a Póvoa.

João Trocado, do PS, diz que, por enquanto, não há ainda dados suficientes que permitam ao partido socialista formular uma opinião sobre o caso “EDP”. É preciso perceber quanto pode a exploração da rede render ao município e se esta exploração pode permitir uma redução de preços para os poveiros. Mas João Trocado tem a convição de que esta é apenas uma arma negocial que a autarquia tem na mão para levar a bom porto o processo jurídico, no qual a EDP reclama 12 milhões de euros.

José Rui Ferreira diz que a CDU gostava de ser parte ativa nesta discussão. A questão, frisa o comunista, é de enorme importância para a Póvoa: primeiro, porque há uma dívida de 12 milhões a ser reclamada em tribunal, depois, porque, a exploração da rede pode facilmente significar um aumento de 20 a 30% do orçamento municipal

Não foi possível, no final da Assembleia Municipal, ouvir nenhum dos deputados do CDS-PP, que não se mostraram disponíveis para falar à comunicação social.

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

     

 

RECOMENDADAS

Login