Rádio Onda Viva

Emissão Online

Sair: ANIMAR, clarinetes e matança do porco

O fim de semana na região em termos  de “alimento para o espíririto”  tem  facetas de cultura popular,   erudita e contemporânea.  Deste  hoje até   1 de junho, o cinema de animação reina  a Vila do Conde com   a 9ª edição da ANIMAR, que  apresenta uma exposição para toda a família e várias atividades que vão ocupar as salas de aula de diversas escolas do norte do país. A festa de abertura está marcada para este sábado em dois locais: na Solar – Galeria de Arte Cinemática, com a abertura da exposição RUA ANIMADA, e no Teatro Municipal de Vila do Conde, com a realização de atividades e brincadeiras para crianças de todas as idades e com o filme GRU - O MALDISPOSTO 2, exibido em parceria com o Cineclube de Vila do Conde. A organização é da Cooperativa Curtas Metragens, também responsável pelo Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema.

O  Auditório Municipal  da Póvoa de Varzim  acolhe este sábado  o Clarinetes Ad Libitum, num espetáculo que assinala os 15 anos do grupo. É às 21h30. A entrada para o concerto é de 4 clarinetes. O grupo é conhecido pela  irreverência e inovação, e criou um estilo único e, diz-se apaixonante. O seu repertório mostra um grande trabalho de pesquisa e adaptação musical, a partir do imaginário tradicional de Portugal, Espanha, América Latina e EUA e das tradições celta e klezmer (hebraicas). Quem assiste diz que as suas atuações são virtuosas e coreografadas com humor.

E, “last but not least”,  inserido na promoção do Ecomuseu, a Junta de Freguesia de Rates  organiza  hoje uma tradicional  matança do porco - é outra forma de cultura,  popular e ancestral.  É a partir das 19h30, na Casa do Lavrador  num jantar aberto à comunidade , que  está marcado para as 21h00, sendo que será antecedido pelo ritual associado à matança do porco e seguido da atuação do Rancho Folclórico de S. Pedro de Rates (e da Gestrintuna), a partir das 22h00.

RECOMENDADAS

Login