Câmara está a estudar a possibilidade de explorar a rede elétrica
- Detalhes
- Categoria: Notícias Regionais
- Publicado em terça-feira, 30 agosto 2016 18:56
- Escrito por: Rádio Onda Viva
A Câmara da Póvoa está a estudar a possibilidade de ser o município a explorar a rede elétrica no concelho, um serviço até agora prestado pela EDP. Conforme a Onda Viva já lhe contou a empresa fornecedora de eletricidade está a reclamar em tribunal 12 milhões de euros, supostamente devidos pela Câmara relativos a faturas de energia por pagar.O presidente da Câmara da Póvoa, Aires Pereira, tem outra visão da história e contesta a avaliação do património – a rede em si – que, propriedade do município, foi entregue à concessionária.
Agora, e porque o município não tem contrato de concessão com a EDP desde 2003, Aires Pereira está a estudar a possibilidade de chamar a si a rede e vir a ser a Câmara a explorá-la, fornecendo energia aos munícipes. Aires Pereira diz que esta é uma questão nova, mas também pode ser uma excelente oportunidade. A situação, explica, é simples: as pessoas passam a pagar a conta à Câmara, que passa a ser a fornecedora de eletricidade, tal como acontece, por exemplo, com a água. Aires Pereira diz que está na altura de o país começar a salvaguardar aquilo que é seu, até porque, neste momento, a EDP até nem é uma empresa portuguesa.
A vereadora eleita pelo PS, Elvira Ferreira, vê com bons olhos a possibilidade de ser a Câmara a explorar a rede, mas alerta: a EDP não vai fazer a tarefa fácil.
Jorge Serrano, do CDS-PP, diz que a questão pode, primeiro, servir como arma no processo judicial em curso e, depois, a ser possível a exploração por parte do município, estrategicamente poderá ser uma mais-valia muito importante. É preciso, alerta ainda, fazer uma avaliação profunda, a fim de estudar todas as possibilidades.
As declarações podem ser ouvidas na edição local da tarde.
by WebFarol