Rádio Onda Viva

Emissão Online

Rendilheiras reinaram na Feira de Artesanato (com fotogaleria)

As rendilheiras reinaram na Feira de Artesanato de V. CondeForam quase 200 as rendilheiras, dos 4 aos 89 anos, que, ontem, se juntaram para trabalhar ao vivo na Feira Nacional de Artesanato de Vila do Conde, no já habitual Dia da Rendilheira. Ainda antes da abertura de portas, num discurso emotivo que dirigiu às rendilheiras, a presidente da Câmara, Elisa Ferraz, deixou o seu agradecimento a todas as mulheres que continuam a lutar para manter viva a secular arte vila-condense. A autarquia, recordou, em colaboração com a Associação para a Defesa do Artesanato e Património de Vila do Conde e com as rendilheiras, tem feito um esforço enorme para levar pelo mundo fora a renda de bilros.Às crianças e jovens rendilheiras, a autarca deixou o apelo para que continuem o caminho e mantenham viva uma arte que vem passando de mães para filhas há quatro séculos.
Elisa Ferraz deixou ainda a garantia de que, o esforço que está a ser feito para a divulgação das rendas de bilros – e de que a inscrição da maior Renda de Bilros do Mundo no Livro do Guinness foi o expoente máximo -, é para continuar. A renda, explica tem vindo a descobrir novos usos – brincos, aplicações para carteiras e vestidos, laços e ganchos para o cabelo – são apenas alguns e até o mundo empresarial já começa a demonstrar o seu interesse. A demonstrá-lo, contou, uma cadeia de hipermercados lançou recentemente sacos de compras com as rendas de bilros estampadas
A fechar o almoço, que contou com a presença de rendilheiras de Peniche e de Viseu, a presidente lançou ainda o desafio para que todas se vão preparando para o Desfile de Vestidos com Rendas que, depois do sucesso deste ano, regressará no S. João de 2017.

 

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

     

 

 

 

 

 

 

 

 

RECOMENDADAS

Login