Passos Coelho visitou a Misericórdia e ouviu as preocupações do provedor
- Detalhes
- Categoria: Notícias Regionais
- Publicado em segunda-feira, 06 junho 2016 18:26
Pedro Passos Coelho tirou esta segunda-feira para se dedicar às questões da acção social a norte. O líder do PSD visitou as instalações da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Varzim e reuniu com os dirigentes para tomar o pulso ao momento atual da instituição. O tema está relacionado com o facto que levou o PSD a lançar um apelo ao PS de António Costa: a aprovação de uma comissão eventual para trabalhar sobre a reforma da Segurança Social.
O ex-primeiro ministro ouviu preocupações do provedor , demonstrativas das dificuldades que a instituição atravessa no momento, quando se trata de obter o apoio adequado por parte do Estado para os novos problemas que vem enfrentando, designadamente as doenças do foro metal na terceira idade, que estão a aumentar no nosso país, reforçou Passos.
Por isso, entende o líder do PSD, para novos problemas emergentes são necessárias novas respostas por parte do Governo que não pode fechar os olhos ao facto destas instituições estarem agora a fazer um esforço acrescido envolto num aperto financeiro.
Virgílio Ferreira, provedor da Santa Casa, sublinhou, em linha com o presidente do PSD, que é preciso uma reforma da Segurança Social, porque há muitas questões ligadas à sustentabilidade da instituição e aos custos acrescido para dar resposta eficazes às necessidades crescentes da população mais idoso. Para tal , é imperioso que o Governo estabeleça novas políticas sociais sob pena de não serem suportáveis um dia, a curto prazo, esse encargos. Um risco bem real, admite Virgílio Ferreira.
Aires Pereira acompanhou a visita. O presidente da Câmara da Póvoa disse à Onda Viva que se impõe “uma mudança de paradigma” no apoio social devido à longevidade das pessoas.
As declarações podem ser ouvidas na edição local da tarde.
by WebFarol