Rádio Onda Viva

Emissão Online

"Flash mob" invadiu o Mercado Municipal (com vídeo)

À hora marcada, um sinal sonoro avisava quem, por ali andava às compras, no habitual bulício de sexta-feira, no mercado municipal de Vila do Conde. Num piscar de olhos, entre frutas, legumes e flores, mais de uma centena de jovens tiram os casacos e começam a dançar. Quatro minutos depois, assim como começaram, do nada, os jovens voltaram a dispersar. Pelo caminho, iam distribuindo panfletos, alertando para a problemática dos maus-tratos infantis. Foi assim, esta manhã, o “flash mob” subordinado ao tema “Às crianças dê-lhes… ATENÇÃO”, com os alunos da Escola Secundária “José Régio”. 

Bruna Nunes explica que foi muito bom poder, ao mesmo tempo, dançar e ajudar a chamar a atenção para o problema. Ao som da música “O Caminho”, composta, em 2015, pelos irmãos vila-condenses Paulo e Simão Praça, para a Campanha Nacional da Prevenção dos Maus Tratos na Infância, Bruna e os colegas dançaram. Quem por ali andava, parou a ver. A jovem diz que não tinha noção que o problema dos maus-tratos na infância fosse tão grave e acredita que, iniciativas como esta, são “um bom alerta”.

Elisa Ferraz diz que esta é uma maneira visível de chamar a atenção para o problema. Em Vila do Conde, diz a presidente da Câmara, que, durante vários anos, presidiu à Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, ainda continuam a existir muitos casos, não só de maus-tratos físicos, mas de maus-tratos psicológicos.

O “flash mob” que, uma hora mais tarde, se repetiu, com outros jovens, nas Caxinas, em frente à Igreja do Senhor dos Navegantes realizou-se no âmbito do mÊs da prevenção dos maus-tratos infantis, promovido pela Comissão de Proeteção de Crianças e Jovens de Vila do Conde, em colaboração com a Câmara e com os agrupamentos de escolas do concelho.

RECOMENDADAS

Login