Rádio Onda Viva

Emissão Online

Administração Regional de Saúde a investigar caso de legionella

A Administração Regional de Saúde do Norte (ARS/Norte) está a acompanhar o caso da mulher de Vila do Conde, que está internada nos Hospitais Senhor do Bonfim com legionella. Num esclarecimento assinado pela Delegada de Saúde Regional do Norte, Maria Neto, a ARS/Norte explica que está a investigar a situação, no sentido de localizar o possível foco de contágio e garante que, por agora, não surgiram outros casos de legionella na cidade.

Maria Neto diz que o caso foi confirmado pelas análises no dia 15 (sexta-feira passada) e reportado no mesmo dia à Direção-geral de Saúde, através do Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica. A Delegação local de Saúde, garante ainda, deu de imediato início à investigação. Agora, caso a avaliação preliminar o justifique, será feito o estudo de possíveis fontes de infeção, a fim de minimizar o risco de contaminação, multiplicação e dispersão de legionella e prevenir o aparecimento de novos casos. Até à data, informa ainda a ARS/Norte, não foram detetados outros casos na cidade.

Maria, de 67 anos, está conforme a Onda Viva noticiou, internada há mais de uma semana nos Hospitais Senhor do Bonfim e não faz ideia de onde possa ter contraído a doença, que pode ser fatal. O delegado de Saúde esteve, ontem, no hospital privado.

A mulher foi observada no Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/Vila do Conde, que lhe deu alta com diagnóstico de pneumonia. Um dia depois, foi ao hospital privado, já que se agravavam os sintomas de tosse, dores de cabeça e abdominais e dificuldades em respirar. Já não saiu mais de lá. Dois dias depois, as análises confirmavam as suspeitas iniciais do médico: Maria tinha legionella.

A mulher está reformada, pratica piscina num ginásio privado, localizado no centro de Vila do Conde, não saiu da cidade e não faz ideia onde possa ter contraído a bactéria, que não é transmissível de pessoa para pessoa e que se aloja, habitualmente, em ares condicionados ou torres de refrigeração ou locais com vapores de água.

Notícias relacionadas:

Caso de legionella em Vila do Conde (com vídeo)

RECOMENDADAS

Login