Rádio Onda Viva

Emissão Online

Ricardo Araújo Pereira vem ao Correntes d'Escritas

O escritor e histórico socialista Manuel Alegre e o humorista Ricardo Araújo Pereira são dois dos estreantes mais aguardados da 17.ª edição do Correntes d’Escritas – Encontro de Escritores de Expressão Ibérica. A duas semanas do arranque do maior encontro de escritores realizado em Portugal, a Rádio Onda Viva continua a contar-lhe as novidades deste ano.

O arranque é de luxo: no dia 24, a partir das 17h30, Manuel Alegre, Eduardo Lourenço, Hélia Correia e António Torres estarão à conversa sob o tema “A literatura é a catarse da existência”, numa mesa moderada por José Carlos de Vasconcelos. À noite, é a vez de termos “Governo Sombra” na Póvoa de Varzim. Ricardo Araújo Pereira, Pedro Mexia e João Miguel Tavares vão estar no palco do cineteatro Garrett numa mesa moderada por Carlos Vaz Marques.

Ao longo de quatro dias, são 11 as mesas de debate e 75 os escritores presentes de 11 países. Onésimo Teotónio Almeida, Ivo Machado, Manuel Rui, Vergílio Alberto Vieira ou Carlos Quiroga são “residentes”. Manuel Alegre e Ricardo Araújo Pereira estreiam-se no Encontro. Mayra Santos-Febres representa o país estreante deste ano: Porto Rico. O vereador da Cultura, Luís Diamantino, reconhece que, este ano, o Correntes tem mais 15 escritores do que o habitual, mas explica que é cada vez mais difícil escolher.

Este ano, o ministro da Cultura, João Soares, vem à cerimónia de entrega de Prémios que, habitualmente, marca o arranque do Encontro. É dia 24, às 11h00, no Casino da Póvoa. A ex-ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima também estará na Póvoa, para apresentar o mais recente trabalho do poveiro A. Campos Matos: o Dicionário de Eça de Queirós, edição ilustrada, revista e ampliada. Será no dia 23, às 17h00.

No mesmo dia 23, às 22h00, mais um “ilustre” na Póvoa: o maestro António Vitorino d’Almeida vem ao Garrett para um concerto comentado com Miguel Leite. Carlos Paredes, Amália Rodrigues ou Carlos do Carmo serão figuras a destacar. A entrada é livre.

Até ao dia 23 continuaremos a trazer as novidades da 17.ª edição do Correntes d’Escritas.

As declarações podem ser ouvidas na edição local da tarde.

RECOMENDADAS

Login